Como escolher valores para ensinar sua família

Honestidade ou desonestidade? Integridade ou a falta dela? O que estamos ensinando para nossos filhos?

Renata Finholdt

Em um mundo com valores tão distorcidos como o que vivemos hoje, torna-se ainda mais importante ensinarmos nossos filhos alguns princípios que farão com que se tornem adultos íntegros e capazes de distinguir o certo do errado.

A inversão desses valores é tão grande hoje em dia que se noticia em telejornais algo que deveria ser comum a todos, tais como pessoas que ao encontrarem algo que não lhes pertence procuram localizar seus verdadeiros donos. A integridade de caráter causa espanto na sociedade, porque fatos como o descrito acima já não são vistos com frequência.

Mas, e dentro de nossas casas, em nossas famílias, o que é importante e faz a diferença? Já dizia o autor do livro de Provérbios no Velho Testamento: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”. (Provérbios 22:6).

A preocupação com o que ensinamos em casa para nossos filhos já é fato antigo, precisamos ensiná-los padrões elevados de conduta e comportamento, e quando tomarem a decisão de seguir esses padrões por si próprios, eles saberão que, na verdade, trata-se de um modo de vida e que tudo que aprenderam até então norteará suas decisões para sempre.

Então ensinemos nossos filhos sobre:

Advertisement

A família

  • que é a organização mais especial e importante que existe, ela é a base para uma vida feliz.

A h onestidade

  • que é a qualidade de ser sincero, verdadeiro.

A i ntegridade

  • que é ter uma conduta elevada, tratar os outros com respeito e se tratar com respeito também.

A b ondade

  • que é tratar tudo e todos com amor não fingido (caridade), fazendo aos outros o mesmo que gostaria que fizessem por você.

O v alor individual

  • que é reconhecer que eles são especiais e precisam cuidar de si próprios, de sua saúde e aparência.

A responsabilidade

  • que é assumir seus atos, cumprir suas promessas e palavras.

O c onhecimento

  • que é necessário para que a vida se torne melhor, nunca é tarde para aprender. Adquirir conhecimento é uma grande riqueza.

Vale lembrar que a melhor forma de ensinar as crianças é através do nosso próprio exemplo enquanto pais e educadores. Tudo que é observado em casa por nossos filhos se torna um modelo a seguir para a vida toda.

Portanto, precisamos ter em mente que nós precisamos agir de acordo com os mesmos valores que ensinamos. Se conseguirmos ensiná-los através de nosso bom exemplo, estaremos contribuindo para que eles tenham uma vida familiar feliz, além de proporcionar que sejam adultos virtuosos no futuro e assim contribuam na edificação de uma bela nação.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.