Como fazer uma colcha de retalhos

Mesmo que nem sempre tão combinados, os retalhos cheios de histórias e lembranças acabam formando um conjunto harmônico na colcha de retalhos.

12,475 views   |   70 shares
  • A confecção de uma colcha de retalhos pode ter muitos objetivos e significados, há pessoas que desejam confeccionar uma colcha para deixar como recordação para os familiares, para ter uma recordação de momentos da vida, outras por gostarem da imagem que se forma. Enfim, podem ser muitos os motivos que levam uma pessoa a desejar confeccionar uma colcha de retalhos. Algumas passam a vida na esperança, mas não a fazem por acharem o processo complexo. Mas neste artigo, vamos sugerir maneiras simples de como fazer uma colcha de retalhos.

  • 1. Escolha o tecido

  • Vamos começar pela escolha do tecido, podem ser aproveitadas peças de roupas, fronhas, cortinas ou mesmo pode-se comprar o tecido. Neste caso, no mercado tem vários tipos de tecido para confecção de colchas de retalhos, procure escolher cores e estampas que sejam harmoniosas entre si.

  • 2. Decidir o formato e uni-los

  • O segredo da colcha de retalhos é a união segura dos pedaços de tecidos. Para iniciantes, o melhor é planejar o projeto da colcha, estimar o tamanho e dividir pelo número de pedaços a serem utilizados de acordo com o tamanho e formato dos pedaços de tecido. A sugestão é que tenham o mesmo tamanho e formato, assim facilitará a união e a finalização do trabalho.

  • 3. Alinhavar todos os pedaços antes de costurar

  • . Após unir cada pedaço, é preciso alinhavar a colcha a um lençol ou tecido macio, que tenha o mesmo tamanho para dar acabamento, escondendo o avesso da união dos retalhos e deixando o contato com o corpo mais agradável.

  • A colcha de retalhos pode ser feita de outros materiais também, por exemplo, se a ideia for aquecer, ela pode ser confeccionada com um material chamado “SOFT”, esse é um tipo de lã macia fácil de encontrar em loja de tecidos com preço acessível e estampas e cores diversas. Se a costura dos retalhos for feita bem fina, ou seja, bem na beirada de cada quadrado, pode-se até dispensar a utilização do forro.

  • Quadrados de crochê coloridos e de pontos diferentes também podem formar uma bela colcha de retalhos.

  • Mesmo uma iniciante pode fazer uma bela colcha de retalhos, a prática e o aprimoramento da técnica vão trazendo mais e mais possibilidades. Como sugestão, deixo uma técnica que está muita em moda, mas que requer prática, é o Patchwork e Quilting.

  • Advertisement
  • Uma reflexão de incentivo ao trabalho:

  • “Mesmo que nem sempre tão combinados, os retalhos cheios de histórias e lembranças acabam formando um conjunto harmônico na colcha de retalhos. Como uma rede de pedaços perdidos no tempo, a colcha acaba unida por pontos comuns que tornam aquela unidade forte e significativa.” (Autor Desconhecido)

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu

Como fazer uma colcha de retalhos

Mesmo que nem sempre tão combinados, os retalhos cheios de histórias e lembranças acabam formando um conjunto harmônico na colcha de retalhos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr