6 sinais da depressão que você deve estar ciente

Segundo a Organização Mundial de Saúde, OMS, nos próximos 20 anos a depressão será a doença mais comum do mundo.

7,378 views   |   shares
  • É muito comum ouvirmos falar que depressão é a doença do século. Segundo a Organização Mundial de Saúde, OMS, nos próximos 20 anos a depressão será a doença mais comum do mundo. Essa perspectiva induz a necessidade de esclarecer questões relativas à depressão e aos seus sintomas de modo que seja possível identificar os primeiros sinais de depressão em alguém e, com isso, encaminhar a um diagnóstico médico.

  • Ao contrário do que muitos pensam, a depressão não é causada apenas em decorrência de episódios de grandes perdas e lutos. Na realidade, o transtorno depressivo pode ocorrer devido a questões exógenas, como acontecimentos da vida, perdas e traumas ou por questões endógenas, como desequilíbrio hormonal e herança genética. Sendo assim, é importante salientar que os episódios depressivos não estarão sempre associados a momentos de grande tristeza e/ou sofrimento, podendo muitas vezes aparecer de forma inesperada e sem significado aparente.

  • Para que você possa reconhecer melhor sobre este transtorno psicológico fique atento aos 5 sinais da depressão que você precisa saber:

  • 1 – Ao contrário do que muitos pensam, o primeiro sintoma da depressão não é a tristeza, e sim o desânimo. A falta de vontade e motivação para realizar simples tarefas do dia a dia é um dos primeiros sinais que você deve estar atento. Normalmente, há perda de interesse, de prazer e de energia, levando a um cansaço marcante após esforços leves e usuais. Sinais como perda de prazer em atividades normalmente agradáveis e falta de reatividade emocional a situações antes prazerosas podem evidenciar a doença.

  • 2 – Quando a pessoa está com depressão o humor tende a variar de um dia para o outro, independente das circunstâncias. Acordar horas depois do horário habitual, perda de apetite e perda de libido costumam estar presentes na vida da pessoa com depressão.

  • 3 – Um dos sinais de depressão que você deve estar atento é a redução da autoestima e da autoconfiança, muitas vezes fazendo com que a pessoa tenha sentimentos de inutilidade e pessimismo em relação ao futuro.

  • 4 – Normalmente, a pessoa com depressão tende a ter sua capacidade de atenção e de concentração reduzida.

  • 5 – Uma pessoa depressiva fica usualmente angustiada pelos sintomas, ficando muitas vezes ansiosa e facilmente irritável.

  • 6 – Em casos mais graves há pensamentos constantes sobre morte e desejos suicidas além de alguns atos autolesivos.

  • É importante salientar que a existência desses sinais isoladamente não configuram a depressão, devendo estar presente pelo menos dois deles por um espaço de tempo mínimo de duas semanas. De qualquer modo, é preciso estar atento à necessidade de um diagnóstico de um médico especialista a fim de que a pessoa com depressão possa passar pelo tratamento adequado e retomar o prazer pela vida.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Tahiana Andrade S. Borges é psicóloga clínica e especialista em Gestão de pessoas. É escritora free-lancer de sites e blogs, escrevendo sobre assuntos relacionados à Psicologia e Comportamento Humano.

6 sinais da depressão que você deve estar ciente

Segundo a Organização Mundial de Saúde, OMS, nos próximos 20 anos a depressão será a doença mais comum do mundo.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr