Como melhorar o relacionamento com o seu pai

Há um grande conflito de gerações, o mundo mudou e em algumas questões para pior. Mas tudo isso ainda pode melhorar!

Helia Maria Morozini de Campos

O chamado sagrado de um homem é o de ser “pai”. E cabe aos filhos ajudarem seus pais a cumprirem com esse chamado. Entretanto, cada vez mais cedo, os filhos querem exercer o seu livre-arbítrio (fazendo as suas próprias escolhas), porém, nem sempre eles estão preparados para isso. O mundo mudou, a moda mudou, tanto a da roupa, como a dos cabelos, a da dança etc. Mas, os valores morais são e serão sempre os mesmos. Embora, o modernismo queira mudar isso também, o pai zeloso continua a ensinar o que é certo e cabe ao filho ouvi-lo e respeitá-lo.

É bem verdade que às vezes o pai é um “general linha dura”. Mas, o filho deve ter paciência e dialogar com ele, expondo o seu ponto de vista e demonstrando maturidade, sem brigas, porque onde existe amor, tudo se resolve da melhor maneira.

O pai zeloso deve suprir às necessidades tanto físicas, como espirituais e mentais de seus filhos. E com isso, muitas vezes, impõe as suas limitações ou regras, estabelecendo horários de chegada em casa quando seus filhos pedem-lhes para sair. O pai faz isso para estabelecer a ordem em casa. Se não for assim vira bagunça!

  • Se você é um bom filho, tente respeitar esses horários. Assim seu pai entenderá que você está sendo respeitoso com ele, que você tem responsabilidade e também demonstra que o ama.

  • Tente ser prestativo, ajude nas tarefas de casa. Você pode lavar a louça, de vez em quando, ou varrer a casa, ajudar seus irmãos com as tarefas. Isso mostrará que você está colaborando com a família.

    Advertisement
  • Não se descuide dos estudos. Tente sempre tirar boas notas, seu pai vai gostar muito se você mostrar bons resultados.

  • Se você iniciou um namoro, não esconda, conte a seu pai e apresente a pessoa a ele. Isso vale para os meninos também.

  • Não fique emburrado por qualquer coisa. Pense bem sobre suas atitudes, tente ser mais alegre. Isso mostra que você está amadurecendo.

  • Faça trabalhos voluntários. É sempre bom ter uma causa para se ocupar e isso tirará você da frente da TV. Seu pai vai ficar orgulhoso!

  • Tente fazer atividades com seu pai. Você pode assistir ao futebol com ele, fazer caminhadas, jogar pingue-pongue ou qualquer joguinho de que vocês dois gostem.

    Advertisement
  • Não critique as roupas dele ou seu cabelo. Aceite-o como ele é, ao invés de criticar, elogie-o. Mas, se você acha que ele pode melhorar a aparência, apenas sugira algo. Ele é feliz do jeitinho dele!

  • Não fique até altas horas na internet, seu pai não vai gostar. E escolha bem o que vai acessar.

  • Falando em internet, se o seu pai ainda não sabe usar a internet e quiser aprender, ensine-o, pois ele já te ensinou várias coisas.

  • Sempre demonstre seu amor a ele através de palavras e também de abraços e beijos. Mas principalmente através das boas ações.

  • Sabemos que o maior presente para um pai é a obediência e respeito de um filho. Mas sempre que puder, compre um presentinho para ele, algo que seu pai possa ver que você pensou nele nesse dia.

    Advertisement

Ame seu pai. Procure desfrutar ao máximo a presença dele, pois muitos filhos não têm esse privilégio, porque seus pais não estão mais com eles.

Lembre-se: Um pai amoroso quer o melhor para seu filho, ele não quer que você sofra, por isso tenta sempre protegê-lo.

Toma un momento para compartir ...

Helia Maria Morozini de Campos

Helia Maria Morozini de Campos mora em Três Lagoas-Pr-Brasil, é casada e mãe de um rapaz de 25 anos. Gosta de ler, escrever e ensinar.