Como apresentar o seu novo parceiro a seus filhos

Algumas sugestões de abordagens que ajudam na introdução do seu novo namorado a seus filhos sem surpresas ou ressentimentos.

Sara Hagmann

Papai preparou a mim e meu irmão no sentido de conhecer Janete. Tivemos muitas conversas, vimos fotos. Falamos com ela ao telefone. Sempre oramos como uma família a respeito desse encontro, então quando finalmente fomos apresentados, já confiávamos nela. Isso tornou mais fácil passar o dia em sua casa conhecendo seus filhos e observando meu pai interagir com ela.

Tarde da noite, quando chegou a hora de ir embora, subi no colo de papai. Ele me abraçou e perguntou: “O que você achou?”.

Meu olhar de 10 anos de idade varreu a sala, observando os sorrisos e as amizades rapidamente feitas. “Acho que nos sentimos como uma família”, respondi.

Eu não posso garantir que introduzir a presença de seu novo parceiro a suas crianças vá correr tão bem, mas posso dar alguns conselhos e indicar métodos para iniciar esse relacionamento. Aqui você aprenderá como preparar ambas as partes e ter algumas ideias de qual tática funcionará melhor para você.

Preparação

. Converse com seus filhos sobre suas experiências em namorar outras pessoas. Essas conversas ajudarão a avaliar quão ressentidos ou entusiasmados seus filhos estarão sobre a ideia de você seguir em frente na busca de um novo companheiro.

Advertisement

Por exemplo, meu pai sempre disse a meu irmão e a mim quando iria sair com alguém, e o que fariam. Ele sempre mostrou-nos fotos das mulheres com quem ele estava namorando quando esse relacionamento atingia um certo grau de seriedade. Devido ele ser aberto sobre suas experiências, nos sentíamos mais confortáveis com a ideia de ele estar namorando alguém que não era nossa mãe. As conversas seguintes incluíam perguntas como: “Você quer conhecê-la?” – sem muito estranhamento – afinal, já sabíamos quem ela era e o tipo de relacionamento que tinha com meu pai. Hoje somos gratos por ele ter tomado tempo para nos ajudar a saber o que esperar.

Certifique-se de preparar seu parceiro também

. Dê a ele uma ideia sobre como seus filhos reagem a estranhos em geral sem mencionar especificamente como se sentem a respeito de sua vida amorosa. Mas, caso seus filhos estejam ressentidos sobre a ideia de substituir um de seus pais, seu parceiro deve saber.

Curto e doce

. “Oi, eu sou o Tom, você deve ser o filho da Jane. … Jane, você já está pronta?” Essa é uma abordagem mínima e não é de modo algum a minha favorita. Seus filhos já eram parte da sua família antes de seu parceiro chegar, e como tal, merecem respeito e sensibilidade. No entanto, se para seus filhos é mais adequado uma abordagem mais gradual – por timidez ou resentimento – talvez seja melhor começar assim.

Pequenos diálogos

. Uma breve e educada conversa é uma boa prática para seus filhos aprenderem habilidades sociais. Treine-os sobre como perguntar e responder a perguntas amigáveis. Suas boas maneiras podem impressionar seu parceiro e também permitir que seus filhos tornem-se mais confiantes em sua presença.

Atividades curtas em grupo

. Levando as crianças para um encontro rápido ajuda-os a sentirem-se inclusos. Uma curta saída para tomar um sorvete, por exemplo, minimiza a tensão, pois gira em torno de uma atividade com começo e fim definidos. Geralmente é bem-sucedido esse tipo de abordagem.

Advertisement

Apresentar seus filhos ao seu novo parceiro pode ser uma experiência estressante. Uma boa preparação ajuda a suavizar esse primeiro encontro, que pode variar do mais básico ao mais envolvente, dependendo das necessidades de sua família. Quando você prioriza as necessidades e leva em conta os sentimentos das pessoas, felizmente é difícil dar errado.

Traduzido e adaptado por Stael Metzgerdo original Ways to introduce your children to your significant other, de Sara Hagmann.

Toma un momento para compartir ...

Sara Hagmann

Sara Hagmann é esposa e dona de casa, escritora, ama viajar, cozinhar e beijar seu marido. Muito.