Como lidar com o cônjuge que mente

Reflexões sobre como agir diante de mentiras constantes do cônjuge objetivando a construção de uma relação mais saudável.

Suely Buriasco

Existem pessoas que têm costume de mentir e sequer se incomodam ou se culpam por isso; nelas a mentira tem a ver com algum tipo de transtorno de personalidade e, sendo um comportamento patológico, deve ser tratado por especialistas.

Mas também existem os que mentem por extrema insegurança, consequência de baixa autoestima e de sentimento de rejeição. Querem chamar atenção e acreditam que para tanto precisam aumentar histórias e enriquecer os próprios talentos no sentido de parecer melhor do que é ou, mais precisamente, como gostaria de ser. E há também os que mentem com medo de serem repreendidos ou ainda para acobertar algo que não quer ou não pode expor; nesse caso uma mentira leva à outra.

Independente das razões é muito difícil lidar com um cônjuge que mente, pois o casamento pressupõe uma relação de confiança que se quebra diante da mentira. Assim vale muito refletir para encontrar a melhor maneira de agir.

Impotência.

Existem situações que fogem totalmente às nossas possibilidades e mudar o outro é sempre uma delas. É preciso aceitar que você não conseguirá mudar o seu cônjuge, só ele poderá deixar de mentir e apenas se quiser e se esforçar para isso. Esse sentimento de impotência pode ser doloroso, mas precisa ser encarado.

Advertisement

Cuidado com as palavras

Sermões de nada vão adiantar e podem ter efeito ainda mais destrutivo na relação de vocês. Evite palavras que o possam humilhar; rebaixá-lo só vai fazer com que ele se sinta pior ainda e minta mais. Frases do tipo “Você não tem jeito” ou “Você é um mentiroso” ou “Você sempre faz tudo errado” são estopins perigosos; lembre-se que a agressividade gera agressividade. Assim, procure não falar quando estiver nervosa ou irritada. Ao surpreendê-lo mentindo retire-se de perto dele e só fale sobre isso quando estiver em condições de ter uma conversa construtiva.

Mudança de atitude

Com afetividade você pode tentar persuadi-lo a mudar ou até procurar ajuda nesse sentido, através de uma postura assertiva de quem não acoberta a mentira. Fazer de conta que acredita nas mentiras irá incentivá-lo. O ideal é que você consiga tocar o coração dele através de uma conversa edificante na qual você traduza de maneira muito clara o quanto sofre com essas atitudes.

Procure não dar ênfase ao erro dele, mas aos seus sentimentos diante de tal situação. Fale do quanto é difícil para você não conseguir confiar nele e o quanto você deseja que isso volte a acontecer. Enalteça as atitudes boas de seu marido, diga que tem certeza que ele pode mudar essa situação para que juntos vocês reconstruam a relação de forma mais saudável e satisfatória para os dois.

“Amar não é aceitar tudo. Aliás: onde tudo é aceito, desconfio que haja falta de amor”. Vladimir Maiakovski.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.