Dicas de como colocar o amor acima de todos os problemas

Os problemas sempre vão existir o que faz diferença é como reagimos a eles.

Jacira Silva dos Santos Araujo

Algo que ninguém gosta de passar é por problemas, mas é através deles que adquirimos experiências e sabedoria.

Ao decorrer da vida, percebemos que os problemas superados nos ajudam a ter ânimo para superar outros, porque aprendemos que durarão apenas por um tempo. É importante lembrar que o fato de termos problemas não nos dá o direito de sermos rudes com ninguém, principalmente o nosso cônjuge.

“Jamais se desespere em meio às sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda.” (Provérbio chinês).

A vida é como uma escada, se quiser subir mais uns degraus, o casal precisa tomar decisões juntos.

Estar bem não significa estar sem problemas

Quando surgir um problema, é importante que o casal peça conselhos um para o outro e pensem juntos em como irão resolvê-lo. Isso mostrará que além de marido e mulher, vocês são amigos e parceiros iguais, dispostos a aprender um com o outro para chegarem a um resultado comum.

Advertisement

O casamento foi feito para além do amor em si, nele aprendemos a crescer em sabedoria, discernimento, amizade e cumplicidade.

“As dificuldades são o aço estrutural que entra na construção do caráter.” (Carlos Drummond de Andrade).

Como colocar o amor acima de todos os problemas:

  • Demonstre gratidão: agradeça pelos conselhos que o cônjuge te dá, não os encare como repreensão, e sim como conselhos. Problemas acontecem com todo mundo e ouvir alguém que realmente te ama significa que ele se importa com você.

  • Demonstre respeito: quando o cônjuge fala para fazermos de uma forma e fazemos de outra, estamos tentando resolver os problemas sozinhos. Mesmo que você queira fazer algo diferente, fale para ele que você prefere desta outra forma. É importante destacar que o fato de algo dar errado ao tentar resolver de um jeito diferente do seu, não lhe dá o direito de falar: “Eu falei que ia dar errado”. Isso além de desmotivar, demonstra desrespeito com a decisão do outro.

    Advertisement
  • Demonstre afeto: Não existe algo mais confortante do que mesmo em meio aos problemas, você parar para dar atenção ao cônjuge, dar um pouco de carinho, dar colo um para o outro, isso com certeza aliviará a tensão.

  • Demonstre compaixão: É desagradável alguém que fica reclamando a todo o momento, cobrando soluções ou lhe desestimulando. Ao invés disso, incentive-o com palavras de conforto e carinho, saiba o que ele precisa no momento.

Após a tempestade vem o arco-íris

“Vivemos esperando o dia em que seremos melhores, melhores no amor, melhores na dor, melhores em tudo.” (Jota Quest).

Por mais dificuldades que passemos, teremos dias melhores, por isso vale a pena sobrepujar os problemas e enfrentar os obstáculos da vida, porque assim como depois da tempestade vem o arco-íris, em nossas vidas, com certeza, virão as alegrias. Encare sempre os problemas como sendo uma fase pela qual precisamos passar. Não é fácil, às vezes tiram o sono, mas lembre-se que tudo que você conquistou em sua vida foi com muito sacrifício e trabalho.

Toma un momento para compartir ...

Jacira Silva dos Santos Araujo

Jacira Silva dos Santos Araujo é casada, formada em letras pela Faculdades de Guarulhos. Seus passatempos favoritos são: ir ao teatro, ler bons livros, assistir bons filmes e principalmente estar ao lado de seu marido e parentes.