Como administrar a insônia

Talvez não haja nada mais desagradável do que ter dificuldades para dormir noite após noite. Veja como administrar sua insônia.

1,417 views   |   shares
  • Talvez não haja nada mais desagradável do que ter dificuldades para dormir noite após noite. Não há nada pior do que ficar a noite toda revirando na cama e depois acordar exausto.

  • O corpo precisa dormir. Estudos mostram que a falta de sono é muito prejudicial ao corpo e que depois de apenas poucos dias sem dormir, sintomas como dor de cabeça, tontura, confusão e até mesmo alucinações podem surgir.

  • Quando alguém tem dificuldades constantes para cair no sono ou permanecer adormecido, esse distúrbio se chama insônia. Alguns insones acordam várias vezes durante a noite e têm dificuldade para voltar a dormir. Outros não conseguem cair no sono quando vão pra cama, e acordam bem cansados no dia seguinte.

  • Alguns casos de insônia têm origem em problemas relacionados à saúde, como azia, o uso de certos medicamentos, depressão, asma ou outros problemas respiratórios, ou dor crônica. Porém, outros casos parecem não ter uma causa aparente, o que dificulta o tratamento.

  • Em algumas pessoas a insônia vem e vai; boas noites de sono intercaladas com noites sem dormir. Outras sofrem com a insônia por longos períodos.

  • Aqui vão algumas dicas para administrar a insônia:

    • Se você fuma, procure parar, pelo menos à noite, e evite consumir bebidas alcoólicas e cafeína também. A nicotina, o álcool e a cafeína agem como estimulantes no sistema nervoso e podem fazer com que você permaneça acordado.

    • Talvez tenha ouvido dizer que se não consegue dormir, o melhor é se levantar em vez de ficar se revirando na cama. Mas talvez isso não seja realmente verdade. Ficar deitado na cama é um sinal para seu corpo de que é hora de dormir, e mesmo que não consiga dormir, seu corpo está descansando um pouco. Se preferir se levantar, não acenda luz forte e faça algo tranquilo, como ler, por exemplo. Estudos mostram que a luz forte pode fazer com que o organismo produza adrenalina, um estimulante natural; e a última coisa de que você precisa quando está tentando dormir é de estimulantes.

    • Não coma nada muito pesado à noite. Um lanche leve pode ser uma boa ideia, e pode até ajudar para que você durma por mais tempo.

    • Talvez você relute em usar medicamentos para dormir, mas isso pode restaurar o ciclo de seu sono e fazer com que seu corpo se acostume a dormir na hora certa. Existem vários tipos de medicamentos disponíveis. Para comprar alguns, você precisará de uma prescrição médica, enquanto que para outros, não. Caso um medicamento não funcione para você, outro funcionará.

    • Cuidado com as sonecas. Se você não dormiu bem na noite anterior, a tentação de tirar uma soneca pode ser praticamente irresistível. Mas ceder a essa tentação pode aumentar o ciclo de noites insones. No entanto, se conseguir permanecer acordado até o horário normal de ir para a cama, você conseguirá dormir com mais facilidade e seu ciclo de sono será regulado novamente. Alguns especialistas no sono ajudam a corrigir problemas de insônia mantendo seus pacientes acordados por longos períodos. Até certo ponto, você mesmo pode experimentar essa técnica.

  • Advertisement
  • Se nenhuma dessas dicas ajudá-lo a descansar como precisa, então a insônia pode ser o indício de algo mais sério. Se achar que esse é o caso, procure um médico o mais breve possível.

  • Traduzido e adaptado por Wagner Vitor do original How to manage insomnia, de Margot Hovley.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Margot Hovley has published two novels with Covenant Communications: "Sudden Darkness" (2012) and "Glimmering Light" (2014).

Website: http://www.margothovley.com

Como administrar a insônia

Talvez não haja nada mais desagradável do que ter dificuldades para dormir noite após noite. Veja como administrar sua insônia.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr