10 maneiras de ser bem-sucedido em uma feira de empregos

Este artigo tem o propósito de ajudar as famílias que estão procurando emprego serem bem-sucedidas.

Devin Thorpe

Trabalhando do seu jeito através de uma feira de empregos pode ser cansativo e frustrante, mas é uma ótima maneira de fazer um grande número de contatos de negócios em um curto espaço de tempo. Ao estar preparado, você pode atingir seu objetivo de conseguir a atenção de um gerente de contratação. Aqui estão algumas dicas chaves para ajudá-lo a conseguir um emprego.

1- Se destaque na multidão

Quando você vai a uma feira de emprego, você está literalmente em uma multidão. Você precisa se destacar. Não seja ridículo, simplesmente dê o melhor de si mesmo. Vista seu terno mais agradável, limpo e passado e sapatos engraxados para dar o seu melhor. Seja amigável e acolhedor para todos – incluindo os outros candidatos a emprego.

2- Tenha uma frase de poder

Esteja preparado antes de entrar com uma explanação de 30 segundos de quem você é e por que você é ótimo naquilo que faz. Deve destacar duas ou três coisas que fazem você ser ótimo e deve incluir um argumento para cada explanação. Por exemplo, você pode dizer: “Eu sou um engenheiro criativo, trabalhador. Na minha última posição, eu liderei uma equipe que encontrou uma solução criativa para um problema. Nós trabalhamos noites e fins de semana durante um mês para implementar a solução. Eu ganhei a minha licenciatura em engenharia de software da Universidade Rutgers, em 2007.”

3- Seja otimista

Lembre-se que sempre que alguém diz “não”, isto não significa nada sobre você, pessoalmente. Não há nada de errado com você. Tenha a coragem de manter a sua apresentação uma vez e outra vez. A feira de emprego é como um mercado de carne, e você não pode esperar para conseguir um emprego sem agitar as mãos várias vezes.

4- Tenha cartões de visita

Antes de você chegar, tem alguns profissionais olhando cartões de visita impressos que oferecem um resumo de três a dez palavras de seu currículo junto com suas informações de contato, incluindo um link para o seu perfil do LinkedIn. Seu objetivo é ajudar um gerente a lembrar de você.

Advertisement

5- Tenha um currículo sólido

No mínimo, você precisa ter várias pessoas em seu campo para rever o seu currículo para ter certeza de que é preciso e polido. Um investimento em um profissional para projetar o seu currículo valeria bem a pena se você estivesse procurando por um salário de seis dígitos.

6- Tenha currículos em abundância

Não apareça em uma feira de empregos correndo o risco de seus currículos se esgotarem.

7- Não seja muito exigente

Se você não tem certeza sobre o seu interesse em um emprego ou em uma empresa, dê-os uma chance de impressioná-lo. Você sempre pode recusar um emprego se ele deixar de ser uma boa opção, mas não perca estas oportunidades.

8- Queira o emprego

Para cada posição que você se aproxime, esteja preparado com entusiasmo para que você mostre que é perfeito para este trabalho. Esteja preparado para explicar por que você quer, também. Não cometa o erro de se atrapalhar respondendo uma questão como por que esta posição seria de seu interesse. Você sempre pode recusar uma oferta, mas você não pode ter um trabalho que não está sendo ofertado.

9- Tenha orgulho

Não se aplica para todos os trabalhos na feira. Tenha bastante orgulho e integridade para identificar as empresas e as posições que realmente lhe interessam. Simule de sua maneira através de uma discussão para uma posição que você sabe que você não quer ou será um desperdício de tempo para todos.

Advertisement

10- Esteja pronto para o que der e vier

Para esta missão, o grande visual é um grande sorriso genuíno.

A chave final para lembrar é que a feira de emprego é uma oportunidade para plantar sementes, não de colher. Sua meta para o dia não deve ser o de conseguir um emprego ou até mesmo entrevistas agendadas. Seu objetivo é causar impressões. Celebre aqueles momentos em que você faz contato, porém, momentaneamente, isto pode ser com alguém de um nível que possui nomes e títulos ultrapassados.

Traduzido e adaptado por

em,Jaguaraci N.Santos

do original  10 Ways to be successful at a job fair , de Devin Thorpe.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Devin Thorpe

Devin Thorpe, marido, pai, autor do livro Your Mark On The World, palestrante e contribuidor da Forbes Magazine. Depois de construir uma carreira de 25 anos em finanças e empresariado onde movimentou em torno de U$ 500 milhões em transações completas, ele agora se dedica no trabalho social em período integral, ajudando outros a obterem sucesso em seus esforços por um mundo melhor.