Dez coisas que devemos ensinar aos jovens adultos sobre estudos e carreira

Ser jovem adulto é uma parte emocionante da vida. Essa época da vida traz consigo oportunidades cheias de emoções e grandes desafios.

865 views   |   shares
  • Ser jovem adulto é uma parte emocionante da vida. Essa época da vida traz consigo oportunidades cheias de emoções e grandes desafios. Durante boa parte da infância, os jovens adultos ouviram que poderiam escolher qualquer profissão que desejassem. Mas quando chega o momento de decidirem o que estudar e que profissão seguir, eles podem se sentir despreparados para o futuro e incertos quanto a que decisão tomar no caminho que têm adiante. Considere as seguintes sugestões ao buscar aconselhar e preparar seus ávidos, porém indecisos, tomadores de decisão.

  • Amplie suas perspectivas

  • Ao explorar suas próprias habilidades, pense em cinco profissionais que você admira. Converse com esses profissionais para saber do que eles gostam e do que não gostam na carreira que escolheram. Se tiver tempo para conversar com pessoas que alcançaram sucesso profissional mais tarde na vida, muitos irão revelar que jamais teriam previsto seu destino final. Muitos terminam em carreiras que têm muito pouca semelhança com o que tinham em mente no início. As oportunidades lhes foram apresentadas enquanto trabalharam incessantemente, ampliaram suas habilidades, tomaram decisões arriscadas, porém calculadas, e aprenderam novas ideias e se esforçaram para agregar valor a todas as suas atividades. As oportunidades vêm quando se fazem descobertas fortuitas por acaso e elas geralmente surgem durante o desenvolvimento da carreira. Ao ampliar sua visão do mundo e explorar as opções do que você tem para contribuir, você se surpreenderá com o que irá encontrar.

  • Pague o preço

  • Aprender a pagar o preço é importante ao considerar a direção de seus estudos e sua subsequente carreira. Esteja preparado para trabalhar em diferentes empregos a fim de obter uma experiência de valor. A princípio, não se preocupe tanto com a função específica do trabalho. Na verdade, você não deve esperar encontrar a oportunidade perfeita logo na primeira tentativa. Faça com que a aquisição de experiência seja sua prioridade e esteja disposto a aprender com essa experiência. É bem provável que não ame todos os empregos que tiver, mas aprenda com cada um deles.

  • Apaixone-se

  • E mais importante, trabalhe com algo de que goste. Não é um bom negócio seguir uma carreira apenas com base no potencial financeiro que ela oferece. A busca por excelência no trabalho que ama, ao mesmo tempo em que você procura contribuir — atuando não apenas como um “balcão de atendimento” — será uma bênção àqueles com quem trabalha e trará a você satisfação pessoal e, na hora certa, a almejada recompensa financeira.

  • Advertisement
  • Conheça seus valores

  • Viver de modo consistente com seus valores ajuda a desenvolver confiança. Confiar em si mesmo e nos outros é fundamental para o sucesso nos estudos e na carreira.

  • Desenvolva seus critérios de decisão

  • Você certamente se deparará com diversas opções de emprego por toda a vida. De fato, enquanto provavelmente seus avós tenham passado de 30 a 40 anos na mesma profissão — inclusive trabalhando na mesma companhia — os profissionais de hoje mudam de carreira numa média de sete vezes ou mais. Ao se deparar com decisões importantes sobre seu trabalho, como fazer a escolha correta? Enquanto se prepara para responder a essa pergunta, reserve algum tempo para desenvolver seus critérios de decisão a fim de determinar as melhores opções.

  • Desenvolva sua rede pessoal: Conversar com tantas pessoas quanto possível pode ser extremamente útil quando estiver procurando emprego. Poucas pessoas fazem isso. Em vez de reservar tempo e esforços para criar uma rede pessoal, muitos enviam currículos a empregadores em potencial e depois pegam o primeiro emprego que aparece. Uma rede de contatos pode ajudá-lo a obter uma visão extraordinária de como funcionam os empregos e quais não são adequados para você. Depois de alguns anos, algumas pessoas se encontram presas em um campo de trabalho em que têm experiência e potencial de altos ganhos, mas não gostam do que fazem. A rede pode ajudar a fornecer uma visão clara de suas aptidões, inclinações e opções antes de iniciar sua carreira oficialmente.

  • Desenvolva uma declaraçãopessoal de sua missão

  • Cada um de nós tem habilidades e talentos únicos que podem fazer uma diferença no mundo. Com frequência, nosso desafio está em descobrir as habilidades e talentos que possuímos. Criar a declaração pessoal de sua missão — ou seu manifesto pessoal — irá ajudá-lo a enfatizar suas contribuições. Assim como a Constituição Brasileira indica o modo de conduta de nosso governo e a base de nossa vida diária, a declaração de sua missão servirá como um importante guia para o que você faz e para aquilo em que se tornará.

  • Seja direcionado a resultados

  • Enquanto está à procura de emprego, desenvolva uma propensão para os resultados. Não confunda atividade com desempenho real. Com muita frequência somos pegos no “redemoinho” das minúcias diárias: relatórios que precisam ser feitos, telefones que precisam ser atendidos, intermináveis e-mails para ler e reuniões sem propósito de que temos de participar. Muitas vezes essas atividades têm pouco a ver com o que realmente precisa ser feito.

  • Advertisement
  • Examine seus motivos

  • Adoro a máxima “procure abençoar e não impressionar”. Há muito poder nos motivos puros. Se priorizarmos o serviço ao próximo, descobriremos que todos os outros aspectos de nossa vida serão impactados de modo positivo.

  • Não desista. Permaneça na rota

  • Não tenha medo de falhar. Não falhar de modo deplorável em algum ponto da vida significa que não está se esforçando de verdade. Às vezes essas experiências são necessárias para nos ensinar algo que precisamos aprender; e elas frequentemente são o catalisador que nos impulsiona em direção ao que realmente devemos estar fazendo. Kay Sugahara, bem-sucedido empresário do transporte marítimo, disse, de modo sucinto: “O difícil nós fazemos agora, o impossível leva um pouco mais de tempo”.

  • Ao explorar suas oportunidades, esteja certo de fazer uma avaliação completa de suas aptidões, de suas paixões e de seus talentos. Amplie sua perspectiva do mundo e também suas opções, e permaneça fiel a sua missão e a seus valores. Seja diligente em seus esforços e ande a “segunda milha”. Esforce-se para obter resultados. Desenvolva uma paixão por seu trabalho e construa sua rede pessoal, administrando-a de modo adequado. Por fim, se fizer tudo isso com diligência, persistência e fé, ao mesmo tempo em que mantém prioridades claras e adequadas, você receberá em troca a contribuição, a realização e o sucesso.

  • Traduzido e adaptado por Wagner Vitor do original 10 things to teach young adults about education and career, de Shawn Moon.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Shawn D. Moon é Vice Presidente Executivo de Vendas Globais para a FranklinCovey Corp., onde é responsável pelos escritórios da empresa nos EUA e outros países pela performance da prática de vendas, execução e confiança de práticas de fundos.

Shawn é autor de dois livros: On your Own: A Young Adults'Guide to Making Smart Decisions, e  Bill's Christmas Legacy, e co-autor do breve a ser publicados Unleash Talent.

Dez coisas que devemos ensinar aos jovens adultos sobre estudos e carreira

Ser jovem adulto é uma parte emocionante da vida. Essa época da vida traz consigo oportunidades cheias de emoções e grandes desafios.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr