Comparando-se ao melhor nunca o fará um campeão

Quanto mais nos comparamos aos outros, mais longe estamos de vencer e encontrarmos o nosso próprio equilíbrio.

Devin Thorpe

É difícil passar pela vida sem olhar para o seu próprio bem-estar. Ninguém mais é provável que faça isso por você. Ao mesmo tempo, um foco exclusivo em você mesmo é susceptível de conduzir à decepção e descontentamento. Um foco externo pode trazer satisfação que é conseguido de outra forma.

A seguir estão algumas maneiras específicas em que você pode realmente focar no próximo e ganhar.

Ouça

Todos, incluindo a sua família e amigos, que querem ser ouvidos. Eles querem que você ouça. Realmente, escutar é uma habilidade que deve ser cuidadosamente desenvolvida. Ouvir não é estar quieto enquanto alguém fala de modo que você pode formular seu argumento seguinte. Escutar requer atenção plena, requer ouvir atentamente para compreender o que é dito. Você valida e dá importância a outras pessoas quando você ouve cuidadosamente e faz perguntas que demonstram a sua preocupação.

Doe dinheiro

Pode parecer drástico, pode sentir-se dificuldade de início, mas doar dinheiro é realmente a maneira mais fácil de focar mais no próximo. Ao doar dinheiro para uma obra de caridade ou diretamente a alguém em necessidade (defensores dos sem-teto vão desencorajá-lo a doar o seu dinheiro para os mendigos). O que você conseguirá ao longo do tempo é que se você sempre doar o seu dinheiro para uma causa nobre ou uma instituição de caridade, você aumentará a sua atenção com os outros.

Doe tempo

Todo mundo tem as mesmas 168 horas em uma semana. Rico ou pobre tem a mesma oportunidade de doar uma ou duas horas de serviço a uma causa nobre ou uma instituição de caridade. Se você doasse o seu tempo para uma instituição de caridade mesmo que você desse dinheiro, você provavelmente viria um aumento em seu foco sobre a causa nobre e sobre aqueles que estão participando. Você também é susceptível de ter um impacto maior sobre a boa causa e ser recrutado para dar mais ajuda.

Advertisement

Acredite

A fim de realmente começar a se concentrar no seu próximo, você precisa acreditar que pensar, cuidar e fazer algo para os outros acabará por fazer você mais feliz. Pode ser egoísta servindo aos outros só para se sentir mais feliz, mas é muito gentil servindo os outros para ser feliz do que servir apenas a si mesmo, em uma tentativa inútil de ser feliz.

Esteja lá

Certifique-se de passar tempo com outras pessoas a cada dia. Em nosso mundo hiperconectado, é fácil acreditar que estamos com outras pessoas quando estamos no Facebook, mas as interações lá estão incompletas. Comunicação interpessoal saudável requer que você esteja presente. Reserve tempo para as outras pessoas. A ironia, claro, na doação de tempo para as outras pessoas, é que você está fazendo com que as outras pessoas doem seu tempo para você.

Algumas das maiores alegrias da vida virão de simplesmente estar lá presente, ao lado das outras pessoas. Ouvir ou até mesmo estar com alguém trará grande alegria. Lembro-me de ficar preso na cama por semanas quando era um adolescente e as pessoas vieram visitar-me e passar um tempo comigo. Eu nunca vou esquecer, por exemplo, a minha avó que veio jogar palavras cruzadas comigo. Como ela gostava de jogar palavras cruzadas tanto quanto eu, as chances foram de que ambos ganharam naquele dia.

Traduzido e adaptado por

em,Jaguaraci N. Santos

Advertisement

do original

em,Looking out for number 1 will never make you a champ

, de Devin Thorpe.

Toma un momento para compartir ...

Devin Thorpe

Devin Thorpe, marido, pai, autor do livro Your Mark On The World, palestrante e contribuidor da Forbes Magazine. Depois de construir uma carreira de 25 anos em finanças e empresariado onde movimentou em torno de U$ 500 milhões em transações completas, ele agora se dedica no trabalho social em período integral, ajudando outros a obterem sucesso em seus esforços por um mundo melhor.