Como ser uma pessoa mais afável

Alguns cuidados importantes para não se deixar levar pelas atribulações da vida e cultivar bons relacionamentos através da afabilidade.

Suely Buriasco

A afabilidade é um elemento fundamental para a conquista de bons relacionamentos, pois é através dela que conectamos o que há de mais nobre em nós mesmos e nos outros. Ser afável é de grande importância, principalmente nesse mundo atribulado que vivemos, onde todos parecem estar sempre apressados e preocupados. Bom tomar cuidado para não nos contaminarmos com isso, deixando de apreciar e aproveitar o convívio com nossos semelhantes.

Para ser mais afável vale tomar alguns cuidados:

1- Seja atencioso

Não permita que alguém passe despercebido por você, muitas vezes aquela pessoa ou a ideia que ela traz poderia fazer grande diferença na sua vida. Lembre-se que crescemos pela convivência e seja atencioso com as pessoas que lhe rodeia. Ouça o que elas têm a dizer, seja gentil e tenha certeza que esse tempo jamais será perdido, pois se nada você tirar a seu favor dessa conversa e mesmo que não lhes sejam gratas, ainda assim, isso lhe trará muita satisfação interior.

2- Olhe nos olhos

Pessoas educadas, que sabem se portar em qualquer lugar e que não buscam chamar a atenção para si em detrimento aos outros, são vistas com simpatia e carinho. Sempre vale a pena olhar no olho de alguém e sorrir pra dar bom dia, mesmo sendo pessoas desconhecidas. Um bom dia com sentimento é mais do que um cumprimento, é um desejo; assim, ao perguntar se está tudo bem, ouça a resposta.

3- Seja útil

Em casa, no trabalho ou em qualquer outro ambiente busque ser útil às pessoas mesmo em pequenas coisas, ofereça-se para ajudar. Alguns exemplos podem parecer prosaicos, mas vale lembrar: seja gentil no trânsito, dê preferência para os outros passarem, cumpra tarefas que não são de sua responsabilidade no trabalho, como trazer um lanchinho para o colega; ou no lar, como lavar louça ou tirar o lixo. No elevador, em filas, e principalmente em lugares difíceis ou situações de crise observe o que pode ser feito para aliviar tensões. Pequenas atitudes podem aproximar você das pessoas e despertar muitos sorrisos que melhorarão ainda mais o seu humor.

Advertisement

4- Use expressões mágicas

Obrigado, por favor, até logo, seja bem-vindo, entre outras são expressões que têm a magia de agradar, pois soam com gentileza e provocam empatia. A boa educação é essencial em todos os momentos, principalmente no modo de se comunicar com as pessoas.

5- Respeite limites

Não se esquive aos deveres, deixando que os outros cumpram com obrigações que na verdade são suas. Procure ser uma pessoa justa e leve sempre em consideração o direito dos outros. Jamais se comporte de forma desleixada ou desrespeitosa em ambiente público ou alheio; preze o que é íntimo e particular.

A afabilidade é a qualidade que faz a diferença entre uma pessoa insignificante e aquela que é apreciável.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.