Dicas para aprender a pensar antes de falar

Uma palavra pode causar muitos prejuízos, portanto, é importante medi-las para que seus efeitos não sejam destrutivos. Veja aqui dicas e aprenda a pensar antes de falar.

12,196 views   |   55 shares
  • Os seres humanos são comunicadores por natureza. Mesmo os indivíduos mais introvertidos utilizam a linguagem para que a convivência seja possível. Porém, pensar antes de falar é imprescindível para ter uma vida mais harmoniosa. Quando estamos de “cabeça quente” costumamos falar a primeira coisa que surge no pensamento. A emoção do momento geralmente não para pelo crivo da razão e isso faz com que nossas palavras sejam amargas e destrutivas. Portanto, é preciso ficar muito atento e cultivar hábitos que favoreçam a paciência e a calma nos momentos graves. Veja abaixo dicas importantes para aprender a pensar antes de falar e ter mais paz nas suas relações, sejam elas profissionais ou pessoais.

  • Conheça o seu temperamento

  • O conhecimento é fundamental para que possamos nos modificar. Faça uma reflexão sincera sobre seu comportamento e tente identificar quais os pontos frágeis de sua personalidade. Lembre de momentos em que perdeu o controle e analise a forma como se comportou. Isso é importante para que você saiba qual o momento em que é preciso parar, calar ou sair de uma situação difícil. Sabedoria não é revidar, mas se retirar nos momentos em que a emoção for prejudicial.

  • Conte até dez

  • Essa dica é muito conhecida e sua eficácia também. Porém, não consiste apenas em contar até dez, mas também acalmar o ânimo e não permitir que a emoção cause prejuízos. Ao contar até dez, ou seja, ao buscar a calma, você estará cuidando da própria saúde, afinal, a emoção quando é mal dirigida pode causar estresse, dores e outros problemas de saúde. Portanto, pense bem!

  • Fale apenas o que for para o bem

  • Observe suas palavras e veja se o que sai da sua boca é bom. Através dela nós propagamos o bem ou o mal. Não abra sua boca se suas palavras forem causar tristeza em alguém. Evite falar se seu discurso for carregado de rancor e de negatividade. Acredite, as palavras levam com elas uma energia e o teor dessa energia é responsabilidade de quem as pronuncia. Fale apenas o que for bom e seja um propagador do amor e da paz.

  • Como já foi dito, pensar antes de falar evita vários problemas, principalmente com os indivíduos que convivemos. Portanto, se você pretende melhorar a convivência com as pessoas que ama, ser uma pessoa mais tranquila e moderar sua fala, essas dicas são muito valiosas. Leia com calma, reflita e aplique no seu dia a dia.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

Lidiane Franqui é autora e criadora do Blog Lidiane Franqui e autora do livro "Ser feliz é possível". Ama escrever e acredita que a felicidade é construção de cada um.

 

Website: http://www.lidianefranqui.com

Dicas para aprender a pensar antes de falar

Uma palavra pode causar muitos prejuízos, portanto, é importante medi-las para que seus efeitos não sejam destrutivos. Veja aqui dicas e aprenda a pensar antes de falar.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr