3 tipos de habilidades que prepararão seu filho para o jardim de infância

Existem três habilidades que formam a base sobre a qual seu filho pode estar preparado para apreciar esta bela fase pré-escolar.

931 views   |   1 shares
  • Um dos passos mais importantes na vida de uma criança e de sua família é quando ela sai de casa para ir à escola. Embora a educação comece em casa, é uma mudança muito importante ir a outro lugar, conhecer novas pessoas e seguir outras regras em uma idade tão jovem.

  • Para ajudar seu filho nesse processo, existem três habilidades que formam a base sobre a qual você pode ganhar experiência e apreciar esta bela fase pré-escolar. É muito importante que essas habilidades sejam promovidas bem antes do primeiro dia de escola, porque isso evitará frustrações ou más recordações associadas com as experiências escolares.

  • Habilidades sociais e comportamentais

  • A criança deve ser capaz de permanecer sentada e atenta durante uma atividade curta, tal como desenhar ou colorir; acompanhar duas ou três instruções dadas oralmente por um adulto; saber dividir brinquedos e materiais com outras crianças; entender que ela tem que esperar sua vez para falar, ouvir atentamente uma curta história do início ao fim; seguir uma rotina de atividades e ser independente quando for ao banheiro. Embora as crianças de 3-4 anos não apresentem esse comportamento o tempo todo, é esperado que elas o façam na maior parte do tempo, e essas habilidades devem ser aprendidas na rotina diária em casa.

  • Para promovê-las você pode estabelecer uma rotina diária, na qual seu filho possa inferir o que vem antes e o que vem depois. Poderiam, por exemplo, fazer uma sequência de desenhos com o que acontecerá durante o dia, tomar banho, comer, escovar os dentes, tempo de brincar, etc. e ir retirando os desenhos que representam o que já foi feito. Outra forma é ler para ele uma história curta diariamente e perguntar do que foi que ele mais gostou, qual foi o personagem favorito, e assim comprovar que ele estava atento. Lembre-se de que nem sempre uma criança quieta é uma criança atenta, algumas crianças precisam estar em constante movimento para aprender e é muito importante reconhecer desde cedo o estilo de aprendizagem de seu filho, mas mesmo que esteja em movimento, é bom que ele aprenda a estar atento ao que é dito.

  • Habilidades motoras básicas

  • Se o seu filho não tem necessidades especiais, deve ser capaz de andar, correr, rastejar e brincar, antes de entrar na pré-escola. Além de ter alguma coordenação olho-mão, como segurar um lápis ou uma tesoura. Um dos movimentos mais importantes que deve consolidar é a "pinça", a ação realizada ao juntar o dedo indicador com o polegar para pegar objetos pequenos como bolinhas de gude ou pedras. Essas habilidades irão prepará-lo para aprender a escrever e aprender matemática.

  • Advertisement
  • Para ajudar a criança em casa, para que não sofra tanto ao entrar no jardim de infância, podemos lhe dar tarefas domésticas simples, como remover os prendedores de roupa de uma corda, pedir que corte algo do jornal ou revista, deixá-la desenhar livremente em um caderno ou quadro branco, passar bolas pequenas de um recipiente ao outro, etc. Outra boa forma é deixá-la experimentar com seu próprio corpo. Nessa idade, as crianças querem saber o quão rápido conseguem correr, o quão longe conseguem pular, ou por quanto tempo podem dar voltas, por exemplo. Permitir que elas pratiquem essas habilidades em um ambiente seguro as ajudará a refiná-las.

  • Habilidades cognitivas e de linguagem

  • Algumas das habilidades que seu filho deve ter antes de entrar na escola são compreender instruções, lidar com uma variedade de palavras e frases, ter a capacidade de entender palavras novas pelo contexto em que foram ditas, contar uma história coerente, organizar uma história, e expressar seus sentimentos verbalmente. Muitas crianças têm dificuldade para articular certos fonemas em algumas palavras como /s/ ou /r/. Não se preocupe, isso é normal até os sete anos de idade. O importante é expressar o que ele quer ou o que ele não gosta em relação aos outros. Não se esqueça de que ele vai estar em um grupo com outras 20 crianças, e se não se comunicar, é provável que suas necessidades passem despercebidas pela professora.

  • Se seu filho é tímido, é hora de lhe ensinar técnicas de comunicação como aproximar-se de um adulto e tocá-lo para chamar sua atenção ou desenhar o que ele deseja expressar. Se ele não fala com a família, é hora de ajudá-lo, pedindo que ele verbalize seus desejos, como "eu quero comer", "eu quero água" ou "eu quero um brinquedo" ao invés de dar as coisas quando ele apontar com o dedo, ou quando ele chorar ao invés de pedir verbalmente.

  • Esses três grupos de habilidades básicas irão ajudar seu filho a ter uma boa primeira experiência escolar. Essas dicas certamente irão ajudar a promovê-las desde cedo, tendo em vista sua independência, dentro do que se espera de uma criança de três a quatro anos de idade. Agora, o mais importante aqui é acompanhá-la, não forçá-la: algumas crianças precisam de mais tempo para amadurecer e adquirir essas habilidades, portanto, é bom que você fique atento ao seu comportamento, a fim de determinar se ela está pronta ou não para entrar na pré-escola.

  • Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Tres tipos de habilidades que preparan a tu hijo para entrar al kindergarten, de Isis Lugo.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Isis Anabey Lugo Enciso es madre y maestra de Educación Especial en México, escribe sobre actividades para niños y materiales educativos en su blog www.maestrosdeapoyo.com y comparte sus experiencias de maternidad en www.mamaymaestra.com

3 tipos de habilidades que prepararão seu filho para o jardim de infância

Existem três habilidades que formam a base sobre a qual seu filho pode estar preparado para apreciar esta bela fase pré-escolar.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr