A importância da educação religiosa

Reflexões sobre a importância da educação religiosa e do exemplo da fé propiciado pelos pais.

Suely Buriasco

É na infância que se esboça o caráter do adulto, por isso essa fase tem grande importância na vida de cada um. Assim, é fundamental que haja todo empenho dos pais ou responsáveis no sentido de transformar características que podem se transformar em algo negativo no futuro, reformar caráteres e incentivar as virtudes detectadas. É nesta fase que a criança deve ter o alicerce seguro que a fortalecerá nas outras fases de sua vida.

A infância é fonte geradora das forças que serão necessárias para enfrentar o que vem pela frente. Por isso, dar as crianças uma educação religiosa é de suma importância.

O exemplo

“A Educação, qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática”.Paulo Freire.

No processo educacional não basta falar é preciso colocar em prática, pois são os exemplos que serão assimilados pelas crianças. Assim, o comportamento dos pais em relação à fé e à crença que abraçam é que será levado em conta para a aprendizagem dos filhos. Os filhos devem ter contato direto com a religião dos pais e com seus exemplos de fé, independente de qual seja essa religião.

A oração no lar

O senso religioso deve estar presente não só nas igrejas ou templos, mas também e especialmente no lar, onde a criança aprenderá que a religião deve ser vivida e fé deve ser sentimento para toda a vida. Reuniões que envolvam oração e leitura edificante, onde todos os presentes possam comentar e questionar a crença familiar são de grande valia para estabelecer um diálogo promissor entre pais e filhos. Esse encontro familiar, além de fortalecer laços de união entre os componentes, cumpre um papel importantíssimo na educação religiosa e no exemplo de fé entre os familiares.

Advertisement

Diálogo

Na adolescência os exemplos dos pais têm ainda maior peso, porque é próprio dessa etapa o questionamento de todos os conceitos recebidos na infância. Então o diálogo se faz muito importante a fim de esclarecer ao jovem que os pais, assim como eles, estão ainda longe da perfeição, sendo desta forma, plausíveis de erros, mas que juntos a tarefa de evoluir, desabrochando a fé inata em cada um, torna-se mais fácil e mais edificante.

Sementes da fé

Assim, quando adulto, já senhor de suas decisões, o filho terá sempre a germinar a semente da fé que vivenciou desde a infância. Essa semente certamente representará grande amparo na vida dele e na família que ele virá a compor. É assim que os pais cumprem a responsabilidade de educadores de forma ampla, pois, em todos os estágios da vida, o poder da fé é indiscutível como alavanca do progresso espiritual dos filhos. Sempre é tempo de aprender, reformar conceitos e assimilar novas ideias quando o objetivo é o progresso espiritual.

O ensino moral e religioso como exemplos de fé ativa, raciocinada e segura, compreende grande incentivo para que cada um cumpra sua missão na própria vida e na dos que o rodeiam.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.