3 maneiras de lidar com a dor - a perda que não aconteceu

Maneiras de lidar com a dor que o sofrimento traz nas diversas situações de nossa vida.

3,155 views   |   17 shares
  • Ao longo de muitos anos, o meu pai teve uma série de crises de saúde que o deixou em coma. Como um gato com nove vidas, todas às vezes ele sobreviveu milagrosamente. Embora gratos por cada resultado, um temido sentimento sombrio antecipado fixou-se em meu coração. Eu comecei a experimentar sentimentos de montanha-russa em cada crise, de desespero para a pura alegria, acompanhada por quantidades esmagadoras de emoção cada vez que eu o visitava. Sem que eu soubesse, eu estava sofrendo de dor antecipatória.

  • Dor antecipatória é estar reagindo a uma perda que ainda não aconteceu, como uma eventual saída de uma criança para a faculdade ou morte inevitável de um pai. É essencialmente pré-luto. Ela pode manifestar-se quando um ente querido é diagnosticado com uma doença fatal, ou durante períodos felizes de "lua de mel" quando tudo parece estar indo maravilhosamente bem, e você quer que nunca acabe.

  • Os sintomas mais comuns da dor antecipatória são momentos de profunda emoção, medo do futuro, aumento da ansiedade como a aproximação "do fim", e, ocasionalmente, culpa. As fases habituais de dor podem estar presentes, bem como - negação, barganha, raiva, desespero e aceitação, conforme estabelecido por Elizabeth Kubler-Ross Em, A Morte e o Moribundo, 1973 (1973, On Death and Dying). Os sintomas podem, no entanto, ocorrer repetidamente ou em ordem diferente, ou durar mais tempo, devido à natureza das circunstâncias.

  • Os membros da família que estão apoiando um ente querido com uma doença terminal muitas vezes experimentam a dor antecipatória e às vezes são envolvidos por sentimentos de culpa "antecipada" ou ansiedade por causa do fim, como um meio inconsciente de ser capaz de suportar os desafios por ser o cuidador. Da mesma forma, os pacientes diagnosticados com doenças terminais pode experimentar a dor antecipatória enquanto se preparam mentalmente e espiritualmente para o resultado previsto.

  • Aqui estão três dicas úteis para lidar com a dor antecipatória:

  • 1. Encontre o apoio de que necessita

  • A dor antecipatória é em grande parte desconhecida ou mal compreendida. Portanto, você terá que atentamente reunir a família e os amigos em sua volta para que entendam, tenham paciência para ouvir e ofereçam apoio.

  • 2. Espere a tristeza vir de formas inesperadas

  • Depois de uma das situações de coma de meu pai, eu desenvolvi um impulso imediato para dormir. Isso continuou por semanas após a crise e nunca aconteceu desde então. Esteja ciente de como seu corpo está reagindo à mistura de emoções que vêm com a dor e valide seus sentimentos.

  • Advertisement
  • 3. Seja gentil com você mesmo

  • É preciso tempo e esforço para resolver o problema da dor. Entregando-se a vícios, como o álcool ou drogas, só vai adiar o progresso. Procure ajuda profissional se seu sofrimento é debilitante. Gentilmente se esforce para permanecer ativo socialmente e encontre oportunidades de sair e fazer exercício.

  • A verdade é que nenhum de nós pode prever como vamos reagir a uma perda. Nossa dor pode ser tão individual como as cores em uma caixa de lápis de cor. Quanto mais nos familiarizamos com o sofrimento antecipado, mais estamos preparados para lidar com qualquer perda que vier a caminho. Como um autor desconhecido escreveu: "O sofrimento não é um sinal de fraqueza, nem uma perda de fé, é o preço do amor." E devo acrescentar... Um preço que vale a pena pagar.

  • Traduzido e adaptado por Jaguaraci N. Santos do original 3 ways to cope with anticipatory grief - the loss that hasn't happened, de Nancy L. B. Lundgreen.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

ancy L.B. Lundgreen mora em Tangent, Oregon e é mãe de três.

3 maneiras de lidar com a dor - a perda que não aconteceu

Maneiras de lidar com a dor que o sofrimento traz nas diversas situações de nossa vida.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr