Pai ou Mãe: O que você quer para sua família?

Qual o futuro que você imagina para sua família? Aqui você encontra dicas de como construir um futuro juntos como família com a visão no futuro.

2,615 views   |   1 shares
  • Um empreiteiro nunca pensaria em tentar construir uma casa ou outra estrutura sem primeiro ter cuidadosamente um plano à disposição para seguir. Ele iria ver ilustrações arquitetônicas do projeto acabado e estudar planos intrincados antes mesmo de começar, para ter a visão do que ele quer tornar o possível produto final.

  • Os pais precisam fazer o mesmo. Não há nenhuma maneira para você ter uma família feliz e bem sucedida, se você não tiver uma visão do que você quer que sua família se torne e um plano para poder alcançá-la. Os casais precisam conversar sobre o que planejam para as suas famílias. Aqui estão três ideias a considerar.

  • Visão nº 1

  • Se você visse você e seus filhos nos próximos anos, rindo e se divertindo juntos, então você começaria a fazer esse sonho acontecer por:

    • Compartilhar juntos agora os momentos divertidos. Planejar passeios em família e permitir que as crianças participem do planejamento. Elas estarão muito mais ansiosas para participar, se elas estiverem envolvidas desde o início. Quando você fizer isso, elas não só gostarão de estar juntos com a família, mas elas aprenderão a fazer isso acontecer em suas próprias famílias no futuro, que retornará para você na forma de netos felizes.

    • Manter as coisas tranquilas. Por exemplo, se uma nota vermelha aparecesse no boletim escolar do seu filho, você não desmoronaria. É claro, você não estaria rindo sobre isso, mas você poderia mantê-lo em perspectiva e ajudaria seu filho a sentir que não é o fim do mundo. Uma conversa calma com um ar de esperança pode ajudar seu filho a encontrar melhores hábitos de estudo ou talvez um tutor. Ele só precisa saber que uma nota ruim não é uma catástrofe, mas sim um pequeno desvio em sua jornada educativa.

  • Visão nº 2

  • Se sua visão sobre sua família é de cuidarem uns dos outros, então você pode começar por:

    • Incluí-los em acontecimentos difíceis ou tristes da família. Se um de seus filhos ou um de vocês tem uma doença grave, converse com seus filhos sobre isso. Eles não têm de saber os detalhes, mas certamente podem saber sobre o que está acontecendo. Esconder sérios problemas das crianças pode aliená-los. Você pode perguntar o que eles acham que podem fazer para ajudar a um doente. É surpreendente o que as crianças podem fazer para ajudar a um ente querido quando lhes é dado à oportunidade. Quando eles servem um ao outro, aprendem compaixão e o valor de ajudar alguém que também os fazem se sentirem melhores. Mesmo que seja apenas ler uma história ou jogar com eles, as crianças podem sentir a alegria de servir um ao outro.

    • Validar os seus sentimentos quando eles não estão se sentindo bem.Uma mãe contou que sua filha de quatro anos de idade se aproximou dela quando ela estava doente e deitada no sofá. Essa criança disse: "Eu sinto muito que você esteja se sentindo doente, mamãe. Isso tudo não é divertido”. Então, ela deu a sua mãe um doce abraço e um beijo na bochecha. A mãe se lembrou de ter feito tudo isso a sua filha semanas antes. As crianças fazem o que elas veem os outros fazendo por elas.

  • Advertisement
  • Visão nº 3

  • Se sua visão inclui ver seus filhos como adultos trabalhando duro um dia, então você vai precisar:

    • Dá-lhes tarefas diárias, apropriadas para a sua idade, para ensiná-los o valor do trabalho.

    • Elogiá-los por trabalhos bem feitos. Se eles reclamarem e lamentarem ao fazerem o trabalho, apenas ignore essa parte e os agradeça quando estiver pronto. Um pai relatou que queixas e reclamações eram permitidas, desde que fizessem o trabalho. Quando um pai diz: "Agora, isto não teria ficado bem melhor se você não tivesse reclamado?". A alegria do trabalho é negada. Ele termina a tarefa com um sentimento ruim, enquanto uma palavra de elogio e agradecimento faz com que a criança ganhe como mágica um sorriso e um sentimento de orgulho por fazer a tarefa.

    • Deixá-los saber o que você faz quando você está no trabalho. Uma mãe relatou recentemente que seu marido levou sua filha adolescente com ele para um trabalho de pintura. Ele até encontrou maneiras para que ela o ajudasse. Quando chegou a casa, a filha disse para sua mãe: "Mãe, você sabe o quanto é difícil o trabalho de pai para que possamos ter esta casa e comida? Ele é um pai trabalhador, e estou muito orgulhoso dele. "A mãe ficou emocionada ao ver esta realização acontecendo em sua filha.

  • Essas são apenas algumas ideias do que você pode imaginar para sua família. O ponto é, depois de ter uma visão, em seguida faça o que for preciso para que isso se torne uma realidade. Jeffrey R. Holland resumiu, quando disse: "Ninguém vai ser abundantemente abençoado com o mínimo esforço”. Tenha uma visão de uma família feliz e bem sucedida e um plano de trabalho. E valerá a pena todo o esforço necessário.

  • Traduzido e adaptado por Jaguaraci N. Santos do original What is the vision for your family?.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Gary Lundberg is a licensed marriage and family therapist, Joy is a writer and lyricist. Together they present seminars and author books on relationships. Their website is garyjoylundberg.com, email

Website: http://garyjoylundberg.com

Pai ou Mãe: O que você quer para sua família?

Qual o futuro que você imagina para sua família? Aqui você encontra dicas de como construir um futuro juntos como família com a visão no futuro.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr