Como aproveitar cada momento da vida

Aproveitar cada momento da vida é ser verdadeiramente grato por ela. Independente das dores e perdas, a vida é para ser uma experiência, pois ela não acaba com a morte.

2,381 views   |   1 shares
  • Algumas frases nos fazem refletir sobre o que é viver, mas um pequeno poema que ouvi ainda na infância me fez pensar como é realmente importante viver e observar os detalhes da vida. Parte do poema diz assim:

  • “À meia-noite, o sol brilhava na careca cabeluda, sentando em um banco de pedra que era feito de madeira, um homem dizia calado: -Prefiro a morte a perder a vida!”

  • Ao longo de minha adolescência, achei muito engraçado as contradições que o poema expõe, e sempre imaginei a cena desse homem. E de todas as contradições que são ditas, a que mais me chamava à atenção era ele dizer que preferia a morte a perder a vida.

  • Podia sentir a angústia dele ao pensar em perder a vida. Mas ao mesmo tempo incomodava-me o fato de imaginá-lo lá sentado, pensando sobre esse dilema ao invés de fazer algo para aproveitar cada momento de sua vida, pois a perda dela é algo inevitável e ele jamais poderia mudar isso. E talvez fosse isso que o deixava tão melancólico.

  • Aproveitar a vida é respeitar os paradoxos

  • Mas como podemos aproveitar cada momento da vida? Será que isso é mesmo possível? Passamos por tantas desventuras, perdas, dores, fracassos. Se analisarmos friamente, parte de nosso dia é repleto de acontecimentos desagradáveis. É só entrar em um ônibus, metrô ou observar as pessoas até mesmo em seus carros no trânsito, elas estão com um olhar cansado, semblante fechado, desconfiado, triste.

  • Parece confuso e difícil, mas não é. O que precisamos fazer é seguir o conselho do Salvador Jesus Cristo em Mateus 18:1-3: “Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como criança, de modo algum entrará no reino dos céus”.

  • Manter a humildade e ouvir mais que falar

  • Essa é a chave para aproveitar cada momento da vida, a criança dificilmente vê tristeza ou o lado ruim das coisas, a criança transforma um pequeno objeto em um brinquedo, alegra-se quando alguém fala algo engraçado, não por estar zombando, mas por sua inocência. A criança não se importa se mora em um castelo ou choupana, ela quer estar ao lado de seus pais e irmãos, quer ter amigos, brincar e acreditar em seus sonhos.

  • Claro que enquanto menino se age como menino, enquanto homem deve-se agir como homem, mas a essência de tudo é olhar as coisas de homem como criança, ou seja, ser grato pelas conquistas, estar dispostos a correr, pular, desbravar para conquistar o que se quer e, além disso, fazer tudo como se fosse uma grande aventura.

  • Aprender com os desafios

  • Advertisement
  • A vida é uma só! Já diziam os mais velhos, e por isso devemos aproveitá-la, mas desde que seja de maneira que nos traga satisfação sem prejudicar o outro. Desde que não deixemos os desafios nos tornarem pessoas amargas, sem esperança. Devemos nos lembrar de que, às vezes, quando pensamos que estamos ganhando, na verdade, estamos perdendo, e o contrário pode ser verdadeiro se quisermos que seja.

  • Aproveitar cada momento da vida é ser verdadeiramente grato por ela. Independente das dores e perdas, a vida é para ser uma experiência, pois ela não acaba com a morte, ela continua e vamos levar conosco tudo o que conseguirmos juntar de experiências nesta vida, e serão elas que farão com que nossa existência eterna seja feliz ou não.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu

Como aproveitar cada momento da vida

Aproveitar cada momento da vida é ser verdadeiramente grato por ela. Independente das dores e perdas, a vida é para ser uma experiência, pois ela não acaba com a morte.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr