Dicas funcionais para uma melhor noite de sono

Dormir uma boa noite de sono é vital para se ter um dia feliz e produtivo. Mas nem sempre é fácil pegar no sono, dormir ininterruptamente ou conseguir que o sono seja tranquilo e restaurador. Aqui vão algumas dicas...

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  • Dormir uma boa noite de sono é vital para se ter um dia feliz e produtivo. Mas nem sempre é fácil pegar no sono, dormir ininterruptamente ou conseguir que o sono seja tranquilo e restaurador. Aqui vão algumas dicas que irão ajudá-lo a ter o descanso merecido:

  • Cuide de si mesmo

  • Com uma alimentação adequada e a prática de exercícios, seu corpo terá mais capacidade para descansar. Além de todos os outros grandes benefícios que os exercícios proporcionam, eles ainda ajudam a termos um sono mais profundo e de melhor qualidade. Algumas pessoas descobrem que se exercitarem à noite as estimula demais. Se você acha que esse também é o seu caso, procure exercitar-se pela manhã. É provável que a Ioga e o alongamento não causem problemas se praticados à noite; na verdade, eles podem até proporcionar um sono melhor.

  • Ajuste seu relógio

  • Você sabia que pode ajustar seu relógio interno? Seu corpo recebe algumas mensagens, dependendo da quantidade de luz a que é exposto. Se seu horário de trabalho permitir, passe algum tempo sob a luz do sol, em vez de ficar o tempo todo sob luz artificial. Desse modo seu corpo saberá a diferença entre o dia e a noite. E se precisar usar o banheiro à noite, evite acender luzes fortes, pois isso perturbará seu ritmo natural e poderá dificultar que você volte a dormir.

  • Aprecie o escuro

  • Quando chegar a hora de dormir, limite o uso da TV, de computadores e de outros aparelhos eletrônicos para que o suprimento natural de melatonina — um hormônio do sono — de seu corpo, entre em ação. Deixe seu quarto tão escuro quanto seja agradável para você.

  • Use sua cama para dormir

  • Muitas pessoas usam a cama para colocar suas tarefas em dia, com seus laptops ou outros objetos relacionados ao trabalho. Procure não associar cama e trabalho; faça com que sua cama seja um local de relaxamento e descanso.

  • Regule a temperatura ideal

  • A maioria das pessoas dorme melhor quando a temperatura do quarto está um pouco mais baixa — por volta de 20º Celsius. Procure deixar o quarto na temperatura ideal para você: nem muito quente nem muito frio.

  • Use óleo essencial de lavanda

  • Algumas pessoas acham que o óleo de lavanda as ajuda a relaxar e pegar no sono. Experimente colocar algumas gotas do óleo no travesseiro, esfregar um pouco na parte de trás do pescoço ou no dorso dos pés. Procure usar óleo essencial puro. Existem várias opções de óleo sintético à venda, mas esses óleos podem ser na verdade prejudiciais ao sono e até mesmo causar dores de cabeça e reações alérgicas.

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  • Limite o nível de ruído

  • Alguns ruídos externos não podem ser controlados, como sirenes, carros, latido de cães, etc. Se algum tipo de barulho estiver impedindo que você durma ou o esteja acordando, experimente usar outro ruído suave para mascará-lo. Algumas pessoas acham que o simples ato de ligar um ventilador portátil exerce muito bem esse papel. Caso o vento o incomode, direcione o ventilador para o lado contrário da cama.

  • E, mais importante de tudo, procure fazer com que relaxar seja sua prioridade. Deixe de lado os problemas do dia a dia o máximo que puder e reserve a manhã para os planejamentos e as preocupações. Se controlar essas técnicas, você não terá dificuldades para desfrutar de uma noite inteira de sono restaurador.

  • Traduzido e adaptado por Wagner Vitor do original Highly effective tips for better sleeping, de Margot Hovley.

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Margot Hovley has published two novels with Covenant Communications: "Sudden Darkness" (2012) and "Glimmering Light" (2014).

Website: http://www.margothovley.com

Dicas funcionais para uma melhor noite de sono

Dormir uma boa noite de sono é vital para se ter um dia feliz e produtivo. Mas nem sempre é fácil pegar no sono, dormir ininterruptamente ou conseguir que o sono seja tranquilo e restaurador. Aqui vão algumas dicas...
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