Alergia: atenção aos sintomas e precauções

Aprender a conviver com a alergia não é fácil, mas pode ser feito! Com esclarecimentos fica mais fácil reconhecer o problema.

Helia Maria Morozini de Campos

O sistema imunológico do nosso corpo nos defende de substâncias nocivas que adentram nosso corpo, como as bactérias, vírus e toxinas.

Às vezes, as pessoas não podem ingerir determinados alimentos e se elas não souberem disso, podem ingeri-los e desencadear as defesas naturais de seu corpo, os anticorpos E(IgE), e provocando, assim, a crise alérgica.

Os anticorpos são uma proteína e agem na presença de alimentos, os quais são reconhecidos como antígenos e, por sua vez, combatem-no, defendendo o nosso organismo. Ou seja, anticorpos são as proteínas que combatem determinadas proteínas do alimento ingerido. E isso gera a alergia.

Quando o organismo reage com maior intensidade à determinada proteína, libera mais produtos químicos (mastócitos e basófilos) e a reação alérgica é maior. Em alguns casos produz um choque (anafilaxia) que provoca a perda dos sentidos e pode ocasionar a morte da pessoa.

Qualquer pessoa pode ter alergia a determinados alimentos desde a sua infância. Porém, a incidência de alergia alimentar ocorre, principalmente, dentro dos primeiros seis meses de vida, afetando mais as crianças que a mãe precisa retirar do aleitamento materno. Os sintomas desaparecem quase sempre por volta dos quatro anos de idade.

Advertisement

Ainda com relação a algumas crianças terem alergia ao leite de vaca, é porque essa intolerância vem da alergia a lactose. Ou seja, a criança não pode consumir lactose, porque no seu organismo falta a lactase, que é uma enzima responsável pela quebra da lactose, ou seja, a quebra do açúcar do próprio leite. Assim, a medida a ser tomada é que o alérgico pare de ingerir o leite de vaca e seus derivados, como: queijo, requeijão, etc.

Hoje em dia, já existem no mercado algumas marcas de leite com até 90% menos lactose.

Os sintomas de alergia ao leite de vaca são

-Diarreia.

-Enjoo.

-Cólicas.

Advertisement

-Gases.

Outros alimentos que também causam alergias em alguns adolescentes e adultos são

-Ovos, tomate (raramente), frutos do mar, trigo, frutas secas, peixes, amendoim.

Às vezes, algumas frutas provocam a alergia oral, entre essas estão

-Melão, melancia, banana, pêssego, ameixa e aipo.

Cinco sinais de alergia alimentar

1-Diarreia.

2-Irritação na boca, garganta e pele (urticária).

Advertisement

3-Náuseas.

4-Inchaço na garganta, dificuldade para engolir e, às vezes, perda da consciência.

5-Vômito.

As manifestações são instantâneas e ocorrem após o contato da mucosa intestinal com determinados alimentos.

Esclarecimento

O chocolate não causa alergia e nas raras vezes que acontece a alergia é por causa do leite usado na fabricação do chocolate ou bombom.

Advertisement

O que fazer?

-Se a pessoa passar mal após ingerir alimentos que lhe causam alergia, ligue, imediatamente, para um médico ou emergência local, principalmente, se a pessoa estiver com dificuldades para respirar.

-Se você já sabe que essa pessoa tem alergia a determinado alimento e se o seu médico já receitou Epinefrina para as reações graves, injete-a o mais rápido possível.

Lembre-se: só medique com instrução médica!

Em todos os casos, o médico deve avaliar e estabelecer um diagnóstico para ver se precisa suspender completamente esses alimentos ou apenas saber dosar.

Quando for consultar um médico e estiver com alergia, você deve contar quais foram os alimentos ingeridos, porque, em alguns casos, podem estar associados ao surgimento dos sintomas.

A prevenção é o melhor tratamento, pois a alergia alimentar em alguns casos não tem cura, o jeito é evitar comer esses alimentos.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Helia Maria Morozini de Campos

Helia Maria Morozini de Campos mora em Três Lagoas-Pr-Brasil, é casada e mãe de um rapaz de 25 anos. Gosta de ler, escrever e ensinar.