Como ensinar seus filhos a se exercitarem

Dicas para manter os filhos ativos fisicamente.

Carla Pinheiro Alves

Com a correria do dia a dia, é necessário estarmos bem atentos para as atividades de nossos filhos, muitas delas não são saudáveis. Para termos um corpo mais saudável, nada mais simples e barato do que praticar exercícios físicos. É cada dia mais importante que essa prática seja incentivada nas crianças, pois é grande o número de crianças obesas, o que gera outros problemas de saúde, como problemas no coração e até diabete infantil, dentre muitas outras; e sem falar nos problemas psicológicos causados pelo descontentamento que a criança tem sobre o estado de seu corpo, piadas nas escolas, o chamado bullying e até conversas entre parentes também afetam muito as crianças obesas. Para que seus filhos fiquem livres da obesidade e dos perigos de uma vida sedentária, criamos algumas dicas que farão de seu filho um verdadeiro atleta.

  • Estimule o seu filho a praticar exercícios, não o deixe o dia inteiro sentado no sofá vendo TV, ou jogando videogame.

  • Faça um programa diário para seu filho e inclua a prática de exercícios físicos.

  • Faça caminhada com seu filho, convide-o para caminhar, compre umas roupas e tênis adequados. Aproveite esse tempo com ele.

  • Corram juntos.

    Advertisement
  • Andem de bicicleta.

  • Visitem parques públicos e deixe-os brincar com os brinquedos à vontade.

  • Monte uma piscina em casa.

  • Façam brincadeiras em casa, como pega-pega, corrida do saco, caça ao tesouro, entre outros.

  • Joguem kinect (game com sensor de movimento), aqui seu corpo é o controle, prefira jogos de esporte ou de dança, a diversão estará garantida além da certeza da camisa suada.

    Advertisement
  • Estimule a pratica de esportes em geral, os mais indicados para crianças são: Natação, Karatê, Balé, Futebol e Jiu-jitsu.

Não existe uma regra para ensinar os filhos a se exercitarem, basta que saibam a importância de sua prática; você pode estimular a prática de exercícios e ganhar mais um momento com eles. Procure boas escolas e bons professores, acompanhe seu filho de perto, seu progresso, perceba se ele se sente feliz e pergunte o que ele mais gosta de fazer.

Escolha exercícios conforme a necessidade e capacidade de seu filho, ele terá mais prazer em fazê-lo, sem contar que estará melhorando sua saúde e fazendo novas amizades.

Seja seu exemplo, procure estar presente nas atividades físicas, além de ser bom para a saúde de ambos, seu filho precisa de um fã, seja esse fã, incentive-o e quem sabe um futuro grande talento olímpico está por vir.

Toma un momento para compartir ...

Carla Pinheiro Alves

Gosto da boa literatura, dos mais diversos assuntos principalmente quando são relacionados à família e seu desenvolvimento. Sempre procuro ler e escrever, amo estar com minha família e dedicar tempo ao meu marido e a cada um de meus filhos.