Como ensinar seus filhos a se exercitarem
Dicas para manter os filhos ativos fisicamente.
 
    Carla Pinheiro Alves
Com a correria do dia a dia, é necessário estarmos bem atentos para as atividades de nossos filhos, muitas delas não são saudáveis. Para termos um corpo mais saudável, nada mais simples e barato do que praticar exercícios físicos. É cada dia mais importante que essa prática seja incentivada nas crianças, pois é grande o número de crianças obesas, o que gera outros problemas de saúde, como problemas no coração e até diabete infantil, dentre muitas outras; e sem falar nos problemas psicológicos causados pelo descontentamento que a criança tem sobre o estado de seu corpo, piadas nas escolas, o chamado bullying e até conversas entre parentes também afetam muito as crianças obesas. Para que seus filhos fiquem livres da obesidade e dos perigos de uma vida sedentária, criamos algumas dicas que farão de seu filho um verdadeiro atleta.
- 
Estimule o seu filho a praticar exercícios, não o deixe o dia inteiro sentado no sofá vendo TV, ou jogando videogame. 
- 
Faça um programa diário para seu filho e inclua a prática de exercícios físicos. 
- 
Faça caminhada com seu filho, convide-o para caminhar, compre umas roupas e tênis adequados. Aproveite esse tempo com ele. 
- 
Corram juntos. Advertisement
- 
Andem de bicicleta. 
- 
Visitem parques públicos e deixe-os brincar com os brinquedos à vontade. 
- 
Monte uma piscina em casa. 
- 
Façam brincadeiras em casa, como pega-pega, corrida do saco, caça ao tesouro, entre outros. 
- 
Joguem kinect (game com sensor de movimento), aqui seu corpo é o controle, prefira jogos de esporte ou de dança, a diversão estará garantida além da certeza da camisa suada. Advertisement
- 
Estimule a pratica de esportes em geral, os mais indicados para crianças são: Natação, Karatê, Balé, Futebol e Jiu-jitsu. 
Não existe uma regra para ensinar os filhos a se exercitarem, basta que saibam a importância de sua prática; você pode estimular a prática de exercícios e ganhar mais um momento com eles. Procure boas escolas e bons professores, acompanhe seu filho de perto, seu progresso, perceba se ele se sente feliz e pergunte o que ele mais gosta de fazer.
Escolha exercícios conforme a necessidade e capacidade de seu filho, ele terá mais prazer em fazê-lo, sem contar que estará melhorando sua saúde e fazendo novas amizades.
Seja seu exemplo, procure estar presente nas atividades físicas, além de ser bom para a saúde de ambos, seu filho precisa de um fã, seja esse fã, incentive-o e quem sabe um futuro grande talento olímpico está por vir.

 
     
     
     
     
     
     
     
     
    