10 maneiras de ensinar responsabilidades às crianças

Necessário que se faça um cronograma de rotinas e deveres, comece pelos domésticos, e depois estenda para fora de casa.

Pamela Dayane Alves Silva

Quem não sente saudades das crianças ainda bebês? Mas eles crescem e com isso precisam começar a adquirir responsabilidades para o seu próprio desenvolvimento. Conforme vão ganhando mais conhecimento, mais anseiam por novas descobertas, e cabe a nós, como pais, moldá-los dando atividades para que aprendam a lidar com as pressões e regras do mundo. E isso também aumenta a autoestima deles. Mas lembre-se que cada faixa etária necessita de rotinas para a idade, transfira de maneira gradual, e não sobrecarregue a criança.

Como começar a transmitir responsabilidades?

Necessário que se faça um cronograma de rotinas e deveres. Comece pelos domésticos, e depois estenda para fora de casa. Existem muitas maneiras de inserirmos responsabilidades veja algumas:

Organizar o quarto

Mostre a criança onde fica cada coisa em seu quarto como, gaveta para roupas íntimas, bermudas, camisetas. Onde fica os sapatos e como arrumar a cama.

Recolher os brinquedos

Tente providenciar para eles caixas organizadoras e diga que após acabar de brincar todos os brinquedos devem ser colocados de volta na caixa, cada qual no seu lugar.

Advertisement

Hora de almoçar e janta r

Diga que tudo tem seu tempo e hora e que respeitar o horário das refeições é sagrado e é uma ótima oportunidade para ter a família toda reunida e compartilhar novidades ou conversarem.

Ajudar o irmão

Quando as crianças têm o hábito de auxiliar no cuidado de um de seus irmãozinhos, desenvolvem o sentimento de ajudar o próximo, ato de muita importância na sua formação.

Horário para atividades

Andar de bicicletas, jogar vídeo games ou qualquer outra atividade tem que ter hora para iniciar e terminar, talvez uma das que mais exigem autoridade, aliás, brincar é muito bom e fazer pararem com essa diversão não é tarefa fácil.

Banho

Ensine como tomar banho, onde deve esfregar e o que usar para se lavar, após terminar oriente-o como se enxugar, e como deixar o banheiro organizado.

Arrumar a mesa

Peça ajuda da criança para que arrume a mesa, muitas vão até pedir para os pais para poderem ajudar em algo, nunca perca essa oportunidade, se for o caso.

Advertisement

Lavar talheres

Após o término da refeição, peça que ajude a lavar os talheres ou a enxugá-los.

Recolher as roupas sujas

Mostre onde é colocado as roupas sujas e ensine a recolhê-las.

Retirar o lixo

Diga que além das roupas, precisa recolher o lixo e diga onde colocar; se fizer separação de reciclável, ensine, fará toda a diferença quando for adulto.

São somente algumas dicas de como inserir responsabilidade às crianças de maneira saudável e divertida, nunca deixe-as sozinhas ou sem supervisão, não faça por elas, não serão suas palavras que vão ter mais força, e sim seus atos. Seja um exemplo para seus filhos e para as crianças, elas se espelham nos adultos, não transfira suas responsabilidades a elas.

Toma un momento para compartir ...

Pamela Dayane Alves Silva

Adoro meu lar, meu esposo e minhas filhas são uma benção em minha vida. Sou mãe 24 horas e amo isso. Sou Técnica de Enfermagem, adoro poder transmitir um pouco de carinho a quem está passando por momentos delicados.