Aniversário de casamento: bodas, presentes e o significado de algumas bodas

Às vezes, comemoramos o aniversário de casamento e não sabemos o que significam as bodas nesse ano. E também não sabemos o que dar de presente ao casal homenageado.

Helia Maria Morozini de Campos

Todo o casal que é feliz gosta de comemorar o aniversário de casamento. O aniversário de casamento se chama Boda (latim Votum). No Brasil, pronuncia-se “Bodas”. Cada ano tem um significado e um nome especial para as Bodas. Neste artigo, relacionarei apenas algumas e os presentes que se pode oferecer ao casal.

1 ano – Bodas de papel

O papel representa a aceitação total do outro, assim como o “papel aceita tudo”. E, ainda representa o contrato feito no casamento.

Presentes: todo produto que tenha relação com papel. Exemplo: agendas de escritório e telefone, livros, um book com as fotos do casal, porta-retrato, assinaturas de revistas, enfeites.

2 anos – Bodas de Algodão

O algodão simboliza conforto, proteção, ou seja, já passou da fase de adaptação do primeiro ano de casados.

Presentes: leve o cônjuge para comer algodão doce, um travesseiro novo, uma massagem com algo macio, um passeio ao ar livre, deitar no gramado fazendo desenhos com as nuvens.

Advertisement

3 anos – Bodas de Trigo ou Couro

O trigo representa fé, fartura, prosperidade e união. Couro é a pele curtida de animais e também representa fartura.

Presentes: algo que seja feito de couro, como uma carteira, um sapato de couro, um cinto, uma capa para as escrituras gravado o nome de vocês, ou mesmo um bouquê de flores com trigo, um pão caseiro, um viagem a um campo de trigo e uma foto juntos com o trigo dourado ao fundo.

4 anos – Bodas de Flores e Frutas ou Cera

A cera é produzida pelas abelhas, e as frutas e flores vêm da Natureza. Simbolizam o progresso natural do relacionamento, vitalidade, beleza, bênçãos e saúde.

Presentes: flores, cesta de flores e frutas, mel de abelhas num vidro decorado, um passeio numa feira, um jantar romântico com muitas frutas e mel.

5 anos – Bodas de madeira ou ferro

Elemento forte e duradouro. Significa que o casal está se fortalecendo, criando tronco e raízes dentro do casamento.

Advertisement

Presentes: todo produto que tenha relação com madeira ou ferro. Exemplo: esculturas de madeira ou ferro, relógios ornamentais, enfeites ou uma viagem para o local de preferência do casal.

6 anos – Bodas de açúcar ou perfume

Simbolizam o doce sabor da vida de casados, o companheirismo, cumplicidade, o perfume do amor.

Presentes: perfumes, doces, bombons, flores perfumadas com chocolate, sachês.

7 anos – Bodas de latão ou lã

Lã é adaptável e pode-se fazer muito com ela. Latão é resistente a manchas. Ambos são resistentes e capazes de durar e passar por todas as crises que vierem.

Presentes: blusa de lã, cachecol, bijouteria, caixa de música de latão decorado, presentes e esculturas feitos de latão, quadro em ponto cruz, roupa ou toalha bordada em lã.

Advertisement

8 anos – Bodas de barro ou papoula

Barro é moldável e pode ser tranformado em esculturas lindíssimas, bem como para o feitio de recipientes para conservar água gelada, óleo. Simboliza a adaptação, maleabilidade e a conservação das coisas que valem a pena no casaemento.

Presentes: um vaso de barro plantado com papoula, uma escultura de barro com o nome de vocês gravado.

9 anos – Bodas de cerâmica ou vime

Tanto a cerâmica quanto o vime são materiais delicados, mas resistentes e duráveis. Simbolizam a resistência da união que, embora delicada, pode ser durável e bonita se protegida dos interpéries do tempo.

Presentes: esculturas e vasos em cerâmica, móveis em vime, pequenos objetos pessoais feitos em cerâmica ou em vime que simbolizem o amor.

10 anos- Bodas de Estanho ou Zinco

O metal Zinco é empregado em ligas de alumínio e cobre. Isso significa que para o Alumínio e o Cobre permanecerem unidos, eles precisam do Zinco. No casamento, significa que existe entre o casal o comprometimento para crescerem e avançarem juntos.

Advertisement

Presentes: produtos em alumínio ou cobre. Exemplo: porta-retrato, canecas, jarras, castiçais, relógio de mesa, cafeteira italiana, porta-cartão, petisqueiras, jogo de barbear, luminárias, vasos, utensílios domésticos.

15 anos – Bodas de cristal

Significa uma união transparente e linda como o cristal, despertando a admiração de todos.

Presentes: todo o produto em cristal. Exemplo: louças, bombonieres, enfeites, jarras, vasos.

20 anos- Bodas de porcelana

A porcelana é uma variedade de cerâmica dura e resistente de cor branca, podendo-se modelar lindas peças e depois queimá-las em alta temperatura. No casamento, significa que o casal passou por essa fase de modelagem, queimando os problemas e tornando-se resistente e com alto padrão de qualidade.

Presentes: todo o produto em porcelana. Exemplo: louças como os jogos de chás, caixas de joias, jarros, vasos, bombonieres, enfeites.

Advertisement

25 anos – Bodas de Prata

A Prata é um metal maleável e brilhante, assim como o casamento nessa fase, onde o casal já aprendeu a ser maleável em certas situações, contornando-as e resolvendo-as da melhor maneira e com muito amor. Tornando-se um casal brilhante!

Presentes: todo o produto em Prata ou prateado. Exemplo: louças e talheres em Prata ou com filetes prateados, jarras, bandejas, porta-guardanapo, esculturas, enfeites.

30 anos – Bodas de pérolas

A pérola representa a convivência, o amor verdadeiro e a cumplicidade que existe entre o casal, pois a pérola nasce dentro de uma ostra e convivem em cumplicidade.

Presentes: todo o produto que tenha pérolas ou imitações de pérolas. Exemplo: joias (colares, brincos, pulseiras, etc.) e ainda peças de seda na cor pérola, como os jogos de cama, porta-joias com enfeites em madre pérolas, porta-retrato e peças decorativas.

35 anos – Bodas de coral

Os corais existem nos oceanos e mares. Alguns são bem coloridos e servem de abrigo para várias espécies marítimas e são de rara beleza. No casamento, significa também abrigo, pois depois de muitos anos, onde se acha abrigo a não ser no aconchego dos braços do companheiro? E, ainda significa a beleza de uma união duradoura.

Advertisement

Presentes: todo o produto que contenha a cor coral ou jade. Exemplo: quadros, gravuras, enfeites, jogos de cama, jogos de toalha, etc.

40 anos – Bodas de rubi ou esmeraldas

Duas pedras preciosas e de beleza singular. No casamento, significam solidez e nobreza.

Presentes: joias em rubis e esmeraldas (anéis, pulseiras, colares, broches, prendedores de gravatas e objetos de arte na cor verde ou vermelha ou com imitações das pedras verdadeiras).

45 anos – Bodas de platina

A platina é um metal bem maleável e altamente estável. No casamento, significa a estabilidade.

Presentes: produtos em platina, como as joias (anéis, pulseiras, colares, etc.) e ainda, esculturas, objetos de decoração, baldes para gelo, luminárias, descanso para talher e ainda, presentear os noivos com uma bela serenata.

Advertisement

50 anos – Bodas de ouro

O Ouro é um metal fascinante e representa brilho, indestrutibilidade e beleza. Essas são as características do casal que completa bodas de ouro.

Presentes: todo o produto de ouro ou dourado. Exemplo: louças com filetes dourados, jogos de cama bordados em dourado, joias de ouro ou folhados a ouro, caixas de música, enfeites, talheres, candelabros, castiçais, canetas, prendedores de gravatas, etc.

60 anos – Bodas de diamante

Pedra preciosa. Essa é a forma cristalina do carbono. Conhecida como a pedra mais dura e transparente. A palavra diamante vem do grego adamas e significa força e eternidade no amor e simboliza a indestrutibilidade dessa união. Costuma-se presentear os noivos com diamantes, porque significa vida longa para os dois.

Presentes: diamantes ou peças com strass, que lembram o diamante. Exemplo: porta-retratos com strass, joias, caixas de chás ou pratos decorativos com inscrições das bodas, jogos de cama bordados, enfeites, etc.

Para ver todas as bodas de todos os anos de casados, consulte esta tabela.

Advertisement

Seja para presentear seu cônjuge ou um casal amigo ou da família, considere essas dicas.

Toma un momento para compartir ...

Helia Maria Morozini de Campos

Helia Maria Morozini de Campos mora em Três Lagoas-Pr-Brasil, é casada e mãe de um rapaz de 25 anos. Gosta de ler, escrever e ensinar.