5 frases que padrastos nunca devem dizer

Padrastos têm um papel diferente na nova família. Eles são considerados tão importantes quanto os pais biológicos. Se souberem lidar com seus enteados, um laço de amor e cumplicidade crescerá.

10,624 views   |   27 shares
  • As famílias mudaram. Devido ao número frequente de divórcios surgiu o "recasamento" por parte dos pais separados. As crianças estão sendo criadas sem a presença dos pais biológicos, mas com a presença de uma nova figura no ambiente familiar. Para a criança ou adolescente, a presença dessa nova figura (padrasto e madrasta) é confusa e complexa, porque ainda alimentam a esperança de que seus pais voltem a viver juntos novamente em uma unidade familiar feliz. A presença do padrasto e madrasta torna-se um empecilho, põe fim a tudo que ela sonhou em relação a seus pais biológicos.

  • O processo de aceitação é triste e doloroso, algumas não conseguem aceitar. Para a menina é mais difícil ainda. Ela tem restrições em estabelecer amizade com o padrasto, porque, geralmente, as meninas estabelecem um forte amor e lealdade com a figura paterna. Portanto, os padrastos terão dificuldades em lidar com sua enteada. Elas não vão aceitar de cara.

  • É uma ilusão o padrasto pensar que vai nascer um amor repentino no momento em que aparecer na vida deles. O relacionamento entre enteados e padrastos tem graus de complexidade muito maiores do que se pode compreender. Mas você pode conquistar, sim, um lugar no coração de seus enteados. Temos exemplos de que isso é possível. Uma recente pesquisa norte-americana comprovou que os padrastos são considerados tão importantes quantos os pais biológicos. Para que isso aconteça com você é preciso de muito tato, paciência e sabedoria para que saibas o que fazer e quais frases nunca devem ser ditas. É necessário esforço e uma disposição pessoal para aceitar o enteado e ser aceito também.

  • Como professora e educadora lido com adolescentes, tive a oportunidade de realizar uma pesquisa com alguns deles que são criados com padrastos. Eles me relataram seus medos e inseguranças, também deram informações sobre frases que um padrasto nunca deve dizer a seus enteados. Citarei 5 dessas frases:

  • Nunca diga a ele que o chame de Pai

  • Você não pode substituir a figura do pai deles, mesmo que seja um sentimento sincero por sua parte. Talvez, isso venha acontecer com o tempo. Estabeleça uma relação de confiança e deixe que as coisas aconteçam naturalmente.

  • Por que você não gosta de mim?

  • É uma outra frase que não deve ser dita. Não se pode obrigar as pessoas a gostarem umas das outras. Esse sentimento se conquista com bondade e reais intenções, demonstrar amizade e não intimidade é o melhor que podes fazer. "Trate as pessoas da forma como elas devem ser e ajude-as a se tornarem o que elas são capazes de ser". Goethe

  • Advertisement
  • Você está dificultando o meu relacionamento com você e sua mãe, com sua falta de educação!

  • Fale com sua esposa sobre problemas de mau comportamento e falta de educação de seu enteado. Juntos e com privacidade, vocês podem encontrar soluções. Morais Neto, psicoterapeuta da família, diz que as mães é quem devem fornecer limites, principalmente, quando o assunto é a educação dos filhos. A menos que ela autorize você não deve tomar as rédeas.

  • Por que você está com essa cara?

  • Se a separação dos pais deles foi recente é natural que o enteado esteja sofrendo e fique emburrado pelos cantos. Tente ser compreensivo com o sentimento dele.

  • Eu sou melhor que o seu pai, porque eu estou com sua mãe!

  • Isso é um erro e pode afetar mais ainda o relacionamento entre você e ele.

  • Frases desse tipo são ruins e acabam piorando ainda mais a convivência. Então, comece hoje a fazer um esforço para amar verdadeiramente seus enteados e veja-os como uma bênção em sua vida. Agindo dessa forma, você também será uma bênção na vida de sua nova família.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.

Website: http://www.facebook.com/#!/francione.sousa

5 frases que padrastos nunca devem dizer

Padrastos têm um papel diferente na nova família. Eles são considerados tão importantes quanto os pais biológicos. Se souberem lidar com seus enteados, um laço de amor e cumplicidade crescerá.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr