Dicas práticas para ser mais honesto no dia a dia

Para sermos honestos, teremos que nos libertar de nossas fraquezas, porque encarar verdades sobre nós exige coragem.

5,820 views   |   26 shares
  • Ser honesto é ser sincero com você mesmo e com os outros, é ser verdadeiro e não andar com dolo. O dolo é uma astúcia fraudulenta, aqueles que se envolvem em fraudes, que estão agindo de má-fé, mesmo tendo conhecimento das consequências, continuam praticando essas coisas com a intenção de se beneficiar de algo. Essas pessoas estão cometendo o dolo e, consequentemente, sendo desonestas.

  • Embora, elas acreditem que agir assim não faz mal e não é desonesto, todas as pessoas que agem assim estão praticando o mal contra si mesmo e contra os outros. Quando mentimos, trapaceamos, deixamos de trabalhar honestamente por nosso salário, colamos nas provas da escola, curso, faculdade, quando falamos meia verdade, quando transferimos a culpa de nossos erros para outra pessoa e tantas outras coisas, perdemos o respeito ou melhor o autorrespeito. A partir disso, veremos que laços importantes de nosso relacionamento com familiares e amigos foram quebrados, e que as pessoas que deveriam confiar em nós, não confiam mais. Essas consequências não são boas. Todos que fazem isso sabem o peso da culpa, pois isso é inevitável. Não há vantagem em ser desonesto.

  • Sócrates, um filósofo, certa vez disse: "Se o desonesto soubesse a vantagem de ser honesto, ele seria honesto ao menos por ser desonesto."

  • A decisão de ser honesto pode ser tomada hoje, não deve ser deixada para amanhã ou depois. Decida ser honesto e verdadeiro com você mesmo. Sua atitude irá se expandir para seus familiares, amigos e todos que fazem parte de seu ciclo social. Assim fazendo, gozará de paz.

  • "Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus (...) pelas boas obras que em vós observam." (I Pedro.2:12).

  • Se você tem sido desonesto, pode tomar o caminho de volta para a honestidade, comece hoje. Todo ser humano possui fraquezas, mas elas podem ser vencidas. Aqui, temos algumas dicas que praticadas te ajudarão a ser mais honesto no dia a dia.

    • Seja corajoso, destemido, para ser honesto é exigido de nós coragem e sacrifícios.

    • Pense de modo honesto, levante da cama pensando em ser honesto o dia todo. Tudo que fazemos, antes pensamos. Por exemplo: quando você abre um livro, você antes pensou em abri-lo. Quando você vai ao supermercado, você pensou antes em ir. Se você pensar em honestidade, será honesto.

    • Quando alguém tentar persuadi-lo a justificar uma atitude ou comportamento desonesto, seja corajoso e não aceite. " Abestende-vos de toda aparência do mal." (I Tessalonicenses.5:22) Assim agindo, terás paz de consciência e manterás seu autorrespeito. A paz começa dentro de nós e se expande para os outros.

    • Não finja, quando fingimos ser algo que não somos ou não temos, estamos cansando nosso corpo, pois nossa mente sabe que não é verdade e o corpo reage emocionalmente de forma negativa.

    • Faça uma lista de como ser honesto no dia a dia, como por exemplo: se pegar uma caneta ou um lápis, devolva. Não mentir. Não passar no sinal amarelo...

    • Devolva o troco se você recebeu a mais. Você sabia que Abraham Lincoln (ex-presidente dos EUA) ficou famoso por percorrer quilômetros para devolver alguns centavos que não eram dele.

  • Advertisement
  • Lembre-se de algo muito importante: quando somos honestos, algumas vezes seremos mal-interpretados, podemos receber críticas e até ferir alguém. Esteja preparado, pois nem sempre receberá apoio. Ainda assim, você pode usar de criatividade e sempre defender a verdade.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.

Website: http://www.facebook.com/#!/francione.sousa

Dicas práticas para ser mais honesto no dia a dia

Para sermos honestos, teremos que nos libertar de nossas fraquezas, porque encarar verdades sobre nós exige coragem.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr