Como dar conselhos aos seus filhos

Conselhos dos pais quando são dados com amor e paciência causam o efeito desejado.

9,210 views   |   46 shares
  • "Se conselho fosse bom não se dava, se vendia!" Essa é uma frase conhecida por muitas gerações. Mas se tratando da educação dos filhos, tem que ser de graça, com muito amor e cautela, para que tanto os pais como os filhos saiam satisfeitos. Nenhum pai ou mãe que cria seus filhos pode deixar de não os aconselhar, principalmente, num mundo tão cheio de mudanças, complicações, mundo das drogas, num mundo em que os pais agridem os filhos e os filhos agridem os pais, mundo em que os valores estão distorcidos e o mundo das redes sociais. Nunca tivemos tanto que orientar e aconselhar os filhos, afinal de contas, eles são a futura geração, os adultos que governarão o mundo.

  • Mas afinal de contas, qual seria o melhor conselho que um pai poderia dar ao filho, seja ele adulto ou criança? Por que é tão importante aconselhá-los? Gosto muito de ponderar uma escritura que se encontra na Bíblia Sagrada, que diz o seguinte: "Educa a criança no caminho que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." (Provérbios 22:6) Esse é um dos motivos para não desistir de aconselhar seu filho. Embora, alguns deles tenham uma má conduta mesmo depois dos conselhos, o importante é lembrar que todos têm o benefício do arbítrio moral. Assim sendo, eles crescerão e desenvolverão seu próprio caráter. Porque por mais conselhos que você der a seu filho, vão existir lições na vida dele que eles só irão aprender se tropeçarem e em alguns momentos fracassarem.

  • Bom conselho aliado ao exemplo servirá e ajudará seu filho nas decisões de boa conduta moral comum a todos nós, seres humanos. O importante é não deixar de aconselhar. Caso ele tome decisões contrárias aquelas que você deseja, não se culpe. Continue a aconselhar, seja um exemplo de vida e boa conduta com o próximo e com você mesmo, ensinar por preceito e exemplo vale mais que quaisquer palavras, é como está escrito na canção de Paulinho Leite, Conselhos ao filho adulto:

  • "O mundo tem dois caminhos um é certo o outro errado Na escolha de um deles é preciso ter cuidado Se você não escolheu um deles pra ser o seu Se quiser seguir o meu o exemplo é o meu passado"

    • Lembre-se que educar requer seriedade e esforço diário. Nenhum pai ou mãe nasce com um manual explicando e dizendo o que fazer e como deve agir com o filho. É praticando que se aprende, portanto, pratique dá conselhos. Tente acertar cada dia um pouco.

    • Seja atencioso, observe o que está acontecendo com seu filho e o que ele vê ao redor dele.

    • Aproxime-se dele, o quanto antes melhor. Muitas atividades e a vida corrida fazem com que nos esqueçamos do mais valioso que é o amor e a atenção. Nenhum presente cobre a falta de atenção e aproximação. Quanto mais próximos, mais chances do conselho ser ouvido. Se você nunca dá atenção e acha que chegando e aconselhando vai ser ouvido, está cometendo um grande erro.

    • Não tenha a postura de "dono da verdade", não fale "Eu sou seu pai (ou sou sua mãe), eu já sei como é a vida." Alertar é um ótimo conselho, diga o que ele deve fazer e explique o motivo e a razão em uma conversa e não em uma gritaria.

    • Se seu filho não está bem na escola, investigue o motivo, vá à escola, depois faça metas com ele, pergunte em que você pode ajudar. Não fale frases como esta: "Você só precisa estudar, nem isso você faz!"

    • E se seu filho parece que está andando com pessoas estranhas e está deixando o estudo de lado, não diga: "Você está proibido de andar com eles!" Fale que está preocupado com ele, que gostaria de conhecer os amigos dele. Explique que para sua família, o estudo é importante e o ajudará a ter um futuro melhor.

  • Advertisement
  • Existem muitas situações e diferentes motivos para aconselhar, nem caberiam neste artigo. Deixarei uma sugestão de leitura, um livro muito bom de João Ubaldo Ribeiro, Dez bons conselhos de meu pai.Esse livro serve tanto para os pais como para os filhos. Boa leitura!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.

Website: http://www.facebook.com/#!/francione.sousa

Como dar conselhos aos seus filhos

Conselhos dos pais quando são dados com amor e paciência causam o efeito desejado.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr