Como desenvolver a virtude de aprender

Dicas para amar o conhecimento e aproveitar oportunidades para aprender melhor.

1,180 views   |   1 shares
  • Milhares de pessoas ao redor do mundo estão em busca de conhecimento. Conhecimento é o ato e o efeito que o indivíduo tem de abstrair ações e ideias de alguma coisa, é a obtenção de informações, como por exemplo: o conhecimento de como dirigir, de como fazer uma redação, como entender a ideia principal de um texto. Mas, essa ideia de conhecimento ainda não está em sua totalidade, pois existem muitos tipos de conhecimentos, são esses os conhecimentos empíricos, científico, intelectual, sensorial, vulgar, popular, intuitivo, declarativo, filosófico e teológico, cada um dentro de suas complexidades.

  • Para abstrair esses conhecimentos é requerido de nós a virtude de aprender. Aprender a desenvolver a virtude de aprender irá nos ajudar a obter a gama de conhecimentos e informações que o mundo pós-moderno recebe e desenvolve a cada momento. É um mundo terrivelmente competitivo, se não ampliarmos nosso grau de instruções e refinarmos nossas habilidades por meio do aprendizado, estaremos vivendo no mundo sem fazer parte das oportunidades que estariam ao nosso alcance se tivéssemos aprendido a diligência e a constância para aprender por meio do estudo.

  • Todos nós sejamos velhos, jovens e crianças podemos desenvolver a virtude de aprender. Bertolt Brecht, um escritor alemão, escreveu um poema que fala sobre o louvor do aprender, em uma de suas estrofes temos o seguinte: "Aprende o mais simples, para aquele cujo o tempo chegou! Nunca é tarde de mais." Não tem uma idade para aprender, por meio do estudo temos a oportunidade de instruir a mente e treinar as mãos com o intuito de beneficiar a nós mesmo e a própria sociedade.

  • Mas, como desenvolver essa virtude para o aprendizado? Precisamos de imaginação, amor, motivação e disciplina.

  • A imaginação

  • é a capacidade que temos de pensar, organizar e elaborar ideias, encontrar soluções para problemas. Você deve imaginar se tornando um leitor ágil e rápido, porque a leitura irá aumentar seus conhecimentos, então, experimentará a gostosa sensação de satisfação pessoal e estará orgulhoso do seu esforço. Imagine-se lendo mais e aprendendo mais.

  • Tenha amor

  • pelo aprender e seja paciente consigo mesmo. Todas as pessoas gostam de fazer o que amam! Yara Ferraz disse: " O amor e a paciência são as melhores armas para vencer a batalha da vida. O primeiro conquista e o segundo constrói." Sua batalha a ser vencida é desenvolver a virtude do aprender.

  • Seja motivado

  • , lembre-se de seus sonhos e aja, pois é a motivação que te levará ao sucesso. Pense, você precisa de motivação para comer, dormir, ficar na internet, nas redes sociais? Motive-se para estudar, prepare-se para um banquete. Compreenda que o homem é movido por seus sonhos e esses devem ser seguidos de ação.

  • Advertisement
  • Discipline-se

  • Quando temos disciplina, fazemos o que deve ser feito no momento que foi estabelecido, canalizamos toda energia para obter resultados. Estabeleça horários, crie hábitos dentro desses horários. Faça um calendário de estudos, com dias e horas que vai estudar. Estude em uma mesa, com ambiente bem iluminado. E se receber um telefone para sair com amigo, lembre-se: você é o único responsável pelo seu sucesso, assuma o compromisso com você mesmo. Saiba fazer o certo, mesmo que queira fazer o contrário. A constância com que faz seus estudos é que irá te ajudar a criar o hábito e esse hábito irá desenvolver em você a virtude de aprender. Muitos de meus amigos entenderam que eu tinha meu horário e eles respeitavam esse tempo.

  • Algo importante a ser lembrado é que as pessoas têm seus horários de produtividade, algumas são pela manhã, outras a tarde e outras à noite. Identifique o seu e seja produtivo nesse tempo.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.

Website: http://www.facebook.com/#!/francione.sousa

Como desenvolver a virtude de aprender

Dicas para amar o conhecimento e aproveitar oportunidades para aprender melhor.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr