Como sobrepujar a saudade da família quando se mora longe

Pessoas, momentos, cheiros, lugares, coisas ..tudo pode deixar saudades! Ela é a prova que vivemos momentos felizes. Hoje em dia, há recursos tecnológicos que podem ajudar a sobrepujar esse sentimento.

Renata Finholdt

A saudade é um sentimento que pode ferir. Quando estamos longe de alguém que amamos, ela fere, fortemente, o nosso coração. As lembranças dos bons momentos somados ao desejo de mais momentos felizes, como os que vivemos antes, vivem nas nossas mentes com um forte anseio de que possam se repetir brevemente.

Clarice Lispector, escritora naturalizada brasileira, descreveu bem esse sentimento em seu poema“Saudades”:

”Sinto saudades de tudo que marcou a minha vida. Quando vejo retratos, quando sinto cheiros, quando escuto uma voz, quando me lembro do passado, eu sinto saudades… (…) Ela é a prova inequívoca de que somos sensíveis! (…)”

Saudades é um sentimento positivo

Mas que bom sentir saudades! Ela é a prova que vivemos momentos de felicidade e de que temos pessoas especiais ao nosso redor, pessoas com as quais nos importamos e que marcam as nossas vidas, além de nos fazerem ter o desejo de sermos pessoas melhores.

Uso da tecnologia em prol da comunicação com os familiares

No entanto, hoje, há formas simples de sobrepujar essa saudade. Pensem em uma época em que a comunicação entre as pessoas que amamos e que estavam distantes de nós era bem difícil. Cartas escritas com muita dificuldade demoravam meses para chegar ao seu destinatário. Ligações telefônicas, além de serem caras nas próprias centrais de telefonia, era algo para bem poucos. Internet? Uma utopia.

Advertisement

Agora, adiantem o pensamento para 100 anos à frente, século 21, mais precisamente no ano de 2013, onde praticamente só não se comunica quem não quer. Cartas, fotos, telefone, e-mail, mensagens, celular, transmissão simultânea de imagens através da internet. Que transformação fascinante!

Veja como você pode usar alguns destes meios tecnológicos a seu favor neste artigo.

Quando alguma circunstância na vida nos obriga a estarmos longe de nossa família, podemos nos sentir mais próximos graças à tecnologia que tem abençoado a vida de nossa geração. Todo esse desenvolvimento traz pessoas que estão longe, a quilômetros de distância, para bem perto, dentro de nossas casas, acompanhando nossas vidas, como se estivessem bem próximas de nosso convívio.

Então, da próxima vez que sentir saudades de alguém, escreva, ligue, mande mensagem, convide essa pessoa para estar junto de você por alguns momentos através da tela de um computador. E sinta-se feliz por ter alguém de quem sentir saudades, alguém com quem pode compartilhar as alegrias e desafios. A saudade faz parte da vida!

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.