Como auxiliar um familiar orgulhoso

Lidar com um familiar orgulhoso é uma tarefa árdua que requer preparo e disposição; refletir sobre ações que facilitem esse trabalho será de grande ajuda.

Suely Buriasco

Conviver com um familiar orgulhoso é muito complicado, pois ele não reconhece em si o excesso de altivez, por consequência não aceita estar errado, tampouco tem consideração com os outros. A dificuldade aumenta muito quando, por alguma razão, essa pessoa precisa de ajuda.

Algumas reflexões podem facilitar o trabalho dos familiares no auxílio à pessoa orgulhosa:

1- Aceitação

Dificilmente quem é orgulhoso vai se tornar dócil “só porque precisa de ajuda”. Quanto antes você aceitar isso, menor será o seu desgaste; melhor encarar a realidade de que é preciso aprender a lidar com essa situação. Se seu familiar não facilita em nada o convívio e de tão orgulhoso afasta todos de si mesmo, você terá que entender que pessoas assim têm grande dificuldade em mudar de atitude, até porque não percebem que estão agindo contra a si mesmas. Portanto, não sinta culpa por se irritar com ele; nesses momentos o melhor a fazer é sair de perto, desviar sua mente para outras coisas e só então voltar com forças renovadas para ajudá-lo.

2- Ajuda

Não espere que seu familiar lhe peça ajuda e, muito menos, que lhe agradeça por isso; para o orgulhoso pedir ajuda é humilhante e reconhecer que precisa é muito mais. Beecher Stove escreveu que: “Um homem orgulhoso raramente é agradecido porque tudo quanto recebe ele crê que é merecido”.O pior que pode acontecer a uma pessoa assim é ficar doente, ou de qualquer forma depender de alguém. Compreender isso será de grande importância para ampliar a sua paciência ao auxiliá-lo, afinal, por mais que ele queira transparecer o contrário, seu familiar está sofrendo muito.

3- Atenção

Quando uma pessoa orgulhosa reclama de alguma coisa ela quer chamar a atenção, jamais provocar piedade. Por mais que você esteja sentido com a situação de seu familiar, o pior que pode fazer é demonstrar comiseração; isso o afastará ainda mais. Por desconfiar de tudo, uma pessoa orgulhosa impõe a si mesmo a solidão, fala pouco e não demonstra seus sentimentos. Será preciso que você se esmere em entender as entrelinhas para saber o que pode fazer a favor de seu familiar.

Advertisement

4- Fortaleza

Certamente seu familiar vai querer se mostrar forte diante da dificuldade, mas não se deixe iludir, ele apenas não aceita demonstrar o que considera fraqueza. Ele é uma pessoa como qualquer outra e está sofrendo, a diferença é que tenta nunca perder o controle das suas emoções para jamais expor a sua fragilidade.

5- Interação

Uma pessoa orgulhosa não sabe lidar com amabilidades e pode até ser rude diante de gentilezas. É importante não se deixar ofender com esse tipo de reação e nem aceitar qualquer tipo de provocação ofensiva. O ideal é manter o tratamento respeitoso e gentil. Pessoas orgulhosas têm grande dificuldade de compreender os outros e muito raramente se sentem compreendidas. Se você conseguir sensibilizar seu familiar, fazendo com que ele se sinta compreendido, terá grandes chances de conseguir ajudá-lo mais efetivamente.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.