Como incentivar a autoestima nos filhos

Algumas reflexões sobre a importância da autoestima e quais ações os pais podem estar tomando no sentido de incentivá-la nos filhos.

2,508 views   |   25 shares
  • A autoestima é um elemento fundamental na vida das pessoas. É por ela que encontramos estímulo para enfrentar as dificuldades com determinação e autoconfiança. Incentivar nos filhos a busca do sentimento de satisfação por si mesmo é dar-lhes incentivo para o contínuo progresso.

  • Pensemos em algumas ações:

  • 1- Foco na comunicação

  • A relação “pais e filhos” é comumente pautada na comunicação do tipo: “Eu falo, você escuta”, o que está longe de ser eficaz. Para muitos pais chamar um filho para conversar é o mesmo que fazer um sermão, assim tudo o que os filhos não desejam é ser chamados para uma conversa. Uma comunicação fluente pressupõe vários fatores como gestos, olhares e diálogo, tendo sempre a compreensão como diferencial. Estar disponível para seu filho, olhar em seus olhos e ouvi-lo atenciosamente buscando compreender a sua fala, gestos e manifestações, além de ser imprescindível para que você o conheça e saiba como lidar com ele, ainda fará com que ele se sinta realmente importante na sua vida.

  • 2- Aceite limitações

  • Todo ser humano tem limitações, incorre em erros e enganos; aceite isso. Seu filho não pode ser a pessoa que você idealizou, simplesmente porque ele é quem é e precisa sentir que você o respeita assim. Evite chamar a atenção dele na frente dos irmãos e jamais faça isso na frente de colegas ou estranhos. Ao precisar fazê-lo, chame seu filho à parte. Busque saber o que humilha seu filho e nunca incorra nisso; converse particularmente com ele sobre o assunto, oriente-o a superar isso. Pessoas muito vulneráveis e que se humilham fácil precisam melhorar a autoestima.

  • 3- Ênfase no positivo

  • Já muito se tem dito: “Elogie em público, critique em particular”; muito sábio! Dê ênfase sempre ao que seu filho tem de bom; valorize seus talentos e elogie. Mas seja totalmente sincero ou isso não terá efeito positivo algum, ao contrário, você irá deixá-lo envergonhado, o que é péssimo para a autoestima de qualquer um. Procure conhecer seu filho e evidencie suas reais qualidades, demonstre sua admiração e faça com que ele se sinta reconhecido e valorizado.

  • 4- Estimule a autonomia

  • Alguns pais acreditam que para provar que são bons precisam fazer de tudo pelos filhos. É um engano, bons pais fazem o máximo que podem por seus filhos e isso inclui delegar a eles poder de execução também. Crianças que não têm liberdade para criar ou questionar, têm as ações vigiadas e são totalmente dependentes dos pais, tornam-se adultos inseguros. Estimule seu filho a fazer as coisas por si mesmo, a ser independente e ter autoconfiança.

  • Advertisement
  • 5- Dê o exemplo

  • Você só ensinará ao seu filho aquilo que ele observar em seus atos; assim só palavras não ecoarão na mente dele. Se você deseja estimular a autoestima em seu filho terá que demonstrá-la na própria vida e isso é a grande mágica da educação: ensinar aprendendo! Segundo Paulo Freire: “É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática”.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

Como incentivar a autoestima nos filhos

Algumas reflexões sobre a importância da autoestima e quais ações os pais podem estar tomando no sentido de incentivá-la nos filhos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr