A importância da comunicação familiar

A comunicação é uma via de acesso para a felicidade familiar. Quando há comunicação entre todos os integrantes da família, o lar permanece em uma esfera de harmônia constante de paz e amor.

12,157 views   |   65 shares
  • A comunicação entre nós e nossos familiares é de real importância, sendo fundamental para se criar um ambiente de paz e felicidade em nosso lar. Precisamos ser cuidadosos com o que falamos e como falamos com nossos pais, irmãos e irmãs, de modo a evitarmos mágoa, dor e frustração, tanto para eles como para nós. William Edward Norris, escritor inglês, disse: "Se quiseres evitar erros no falar, três coisas deves com cuidado observar: para quem falas; de quem falas; E como falas."

  • É totalmente necessário que sejamos discretos. Precisamos deixar de lado o que é inútil em nosso modo de comunicação com aqueles que fazem parte de nossa vida. De modo bondoso e gentil, seremos bem interpretados e, consequentemente, iremos saber interpretar cada familiar.

  • O que geralmente vemos é que muitos de nós têm mais facilidade para se comunicar com outras pessoas que não são nossos familiares do que com os próprios integrantes da família. O que acontece é que nos esquecemos de praticar algumas coisas significativas na comunicação, como por exemplo: usar nosso tempo, talentos, paciência e uma boa dose de amor e sacrifício para ouvir o outro. A eficiência em praticar essas coisas nos servirá até para desenvolver maior sentimento um pelo outro. Desse modo, a comunicação fluirá e abrirá as portas para que todos percebam que devem participar mais do lar, das atividades em conjunto. E ainda perceberem que as divergências, brigas, podem ser facilmente afastadas, porque o desejo pela união brotará timidamente no coração de ambas as pessoas.

  • Todos que querem desfrutar de uma boa comunicação na família e conhecer o amor verdadeiro e genuíno precisarão fazer uso de alguns pontos que serão citados aqui neste artigo.

  • Ter coragem e desejo

  • para abrir a boca e falar ou ter coragem para deixar o que está fazendo para ouvir o que o outro tem a dizer. Imaginem se não tiverem essa coragem. Vocês, pais, já pensaram que podem ouvir a seguinte frase: "É uma pena que meus pais me deem tudo, celular, computador, tablet, alimento, roupas para vestir, mas eles se esquecem de dar um pouco deles mesmo para me ouvir."Ou ainda, um dia o filho ouvir dos pais a seguinte frase:"Estou muito ocupado, não me perturbe mais por hoje, vá para seu quarto!"Frases como essa já foram ditas por alguns, elas têm um efeito devastador na alma daquele que está sufocado em busca de comunicação, de ser entendido e ouvido.

  • Sacrificar um momento

  • do seu valioso tempo também é necessário.

  • Advertisement
  • Disposição para escutar

  • Devemos Lembrar que escutar é diferente de ficar apenas calado, permanecendo em silêncio. Exige-se de nós amor, interesse, nosso coração para nosso irmão, irmã, pais, avós, que precisam ser ouvidos. Lembro-me de uma situação em minha vida na qual estava angustiada e preocupada, precisava ser ouvida e morava a quilômetros de minha família. Peguei o telefone e liguei para minha avó materna. Ela me ouviu e em seguida me deu bons conselhos. Percebi que ela, realmente, tinha me ouvido, por causa de seus conselhos. Meu amor por ela aumentou e um sentimento de paz ficou em meu coração.

  • Um ambiente para a comunicação

  • Sempre temos que criar um ambiente para a comunicação. Pode ser na cozinha, na hora das refeições, dentro do carro indo para a escola ou até mesmo de pé. Será um ótimo momento!

  • Expressar sentimentos

  • Não devemos pensar que o outro já sabe que o amamos e que é importante em nossa vida. Nunca podemos presumir isso. "Quem não demonstra seu amor, não ama." (William Shakespeare)

  • Aprender a nos comunicarmos, eficazmente, com nossos familiares é o remédio para não deixar o silêncio dominar. Assim, não correremos o risco de sermos mal interpretados nem de interpretarmos erradamente o outro.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.

Website: http://www.facebook.com/#!/francione.sousa

A importância da comunicação familiar

A comunicação é uma via de acesso para a felicidade familiar. Quando há comunicação entre todos os integrantes da família, o lar permanece em uma esfera de harmônia constante de paz e amor.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr