Sinais de autismo que você deve estar ciente

A suspeita de uma criança autista na família tende a ser assustadora e angustiante, normalmente porque os pais temem a confirmação de um diagnóstico com o qual eles não sabem como conviver.

2,416 views   |   3 shares
  • Falar em autismo parece ser um tabu que ainda permeia a nossa sociedade dita moderna. Isso porque as pessoas conhecem muito pouco sobre a doença e, pior ainda, não sabem como lidar com ela.

  • A suspeita de uma criança autista na família tende a ser assustadora e angustiante, normalmente porque os pais temem a confirmação de um diagnóstico com o qual eles não sabem como conviver. O simples fato de uma doença incurável e que atinge o desenvolvimento de uma criança parece penalizar muitos pais que, por conseguinte, acabam por penalizar os seus filhos.

  • Segundo alguns sites na internet, como este: "O autismo infantil é um transtorno do desenvolvimento definido pela presença de desenvolvimento anormal ou comprometido. Esse transtorno tende a se manifestar antes dos 3 anos de idade e caracteriza-se principalmente pelo funcionamento anormal em todas as áreas de interação social da criança. Sendo o transtorno 3 vezes mais frequente em meninos do que em meninas. Apesar dessas especificações, o autismo tem sido frequentemente confundido com outras doenças que acometem o desenvolvimento infantil e, em algumas situações, são vistas apenas como timidez em crianças saudáveis."

  • A fim de ajudá-lo a compreender o que é o autismo, eis os 5 sinais de autismo que você deve estar atento:

  • 1 – Há sempre comprometimentos na qualidade da interação social, ou seja, a criança tem dificuldade em se comunicar e se expressar, comportando-se de forma socialmente inadequada para a sua idade, tendendo a evitar contatos visuais e ausência de respostas a perguntas e emoções de outras pessoas.

  • 2 – No autismo há a presença de comportamento restrito e repetitivo, fazendo com que a criança repita com frequência constante e ininterrupta movimentos muitas vezes sem sentido.

  • 3 – Crianças autistas usam pouco a linguagem, possuem dificuldade em jogos de faz de conta e de imitação, com relativa ausência de criatividade e fantasia nos processos de pensamento.

  • 4 – No autismo, muitas vezes a criança se comporta com padrões de comportamento, interesses e atividades restritos, repetidos e estereotipados, o que exige rigidez na rotina em todos os aspectos do funcionamento diário.

  • 5 – Em muitos casos de autismo as crianças podem vincular-se a objetos incomuns na primeira infância, havendo preocupações estereotipadas.

  • Advertisement
  • Vale ressaltar que é fundamental que o autismo seja diagnosticado o mais rápido possível a fim de que a criança receba todo o acompanhamento e tratamento necessário à doença.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Tahiana Andrade S. Borges é psicóloga clínica e especialista em Gestão de pessoas. É escritora free-lancer de sites e blogs, escrevendo sobre assuntos relacionados à Psicologia e Comportamento Humano.

Sinais de autismo que você deve estar ciente

A suspeita de uma criança autista na família tende a ser assustadora e angustiante, normalmente porque os pais temem a confirmação de um diagnóstico com o qual eles não sabem como conviver.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr