10 dicas para afastar a tristeza e ser mais feliz

10 atitudes que podem estimular a satisfação com a vida, fazendo com que a pessoa valorize os motivos felizes em detrimento dos que lhes causem tristeza.

68,485 views   |   370 shares
  • A tristeza é um sentimento normalmente associado ao sofrimento por algum tipo de perda; seja de um ente querido, saúde, financeira ou de um sonho. Também os conflitos com pessoas próximas, o estresse e as frustrações geram descontentamento.

  • Embora ninguém esteja livre de sentir-se triste é preciso ter cuidado para que esse não seja um sentimento dominante no dia a dia. Algumas atitudes podem proteger você disso:

    1. A tristeza é um sentimento de introspecção e, como tal, pode ter uma consequência muito positiva desde que você a use para fazer uma análise na própria vida e determinar o que pode ser mudado para sua maior satisfação.

    2. Foque em estratégias e ações para mudar o que está em suas mãos. Mudanças positivas são estimulantes por provocar satisfação interior e melhorar a autoestima.

    3. Aceite o que não lhe couber mudar e procure alternativas diferentes para se realizar, muito embora o motivo da tristeza permaneça. Pense: se nada pode ser feito, cultivar angústias não irá ajudar.

    4. É essencial que você queira se livrar dessa apatia, portanto, se você sente que não consegue fazer isso por si só; procure auxílio profissional o quanto antes. A depressão é uma doença e, como tal, precisa de tratamento.

    5. Valorize o lado bom das coisas; até mesmo nos sofrimentos extremos podem-se tirar ensinamentos profundos. Procure enfatizar o que há de positivo nas situações e nas pessoas.

    6. Preocupe-se menos com o que os outros pensam de você e mais com sua própria impressão. Use as críticas para uma autoanálise, jamais para enfraquecer suas forças morais. Não aceite que as outras pessoas definam o seu humor.

    7. Cresça com a dor, não estagne em sentimentos de revolta e mágoa; escolha aprender e seguir adiante. Lembre as palavras de Carlos Drummond de Andrade: “A dor é inevitável. O sofrimento é opcional”.

    8. Jamais permita aceitar-se no papel de vítima, nem mesmo em pensamento. A postura de vítima é degradante e abala totalmente a autoestima. Assuma as suas responsabilidades e impute ação diante do que lhe desagrada.

    9. Seja otimista em qualquer situação, desenvolva um vocabulário no qual as palavras positivas e de bom ânimo estejam em evidência.

    10. Não perca tempo com sonhos irrealizáveis; desafie a sua capacidade, mas mantenha o senso de realidade

  • Pratique a gratidão em todos os momentos de seu dia; essa é uma atitude poderosa contra qualquer tipo de sentimento depressivo, pois provoca a mente a raciocinar sobre as maravilhas da vida. Agradeça a Deus, às forças do Universo, o Criador, o Senhor da vida, ou qualquer que seja a nomenclatura que favoreça a sua comunhão com O Superior. Faça isso ao abrir os olhos e repita essa atitude diante de toda a beleza que seus olhos pairem.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

10 dicas para afastar a tristeza e ser mais feliz

10 atitudes que podem estimular a satisfação com a vida, fazendo com que a pessoa valorize os motivos felizes em detrimento dos que lhes causem tristeza.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr