Como fazer uma crítica construtiva

Veja como fazer uma crítica construtiva de modo a ajudar o próximo e não diminuí-lo.

Lidiane Franqui

A maioria das pessoas não gosta de receber críticas. Isso acontece porque nem todos sabem como criticar sem magoar, sem rebaixar e ofender a outra pessoa. Muitas coisas podem influenciar de forma negativa a crítica, mas na verdade, ela é algo de muito valor na vida de quem souber receber.

A palavra crítica traz com ela uma energia negativa. Não que ela seja ruim, mas as pessoas aprenderam a associar crítica com reprovação. Infelizmente nem todos sabem lidar com seus próprios defeitos e isso também faz com que ela seja vista de forma tão ruim. Sendo assim, é de grande importância que a crítica seja dirigida com cuidado e, principalmente, com humildade. Fazer uma crítica construtiva é atitude nobre que nem todos têm, pois exige um propósito muito sincero de ajudar.

Pense antes de criticar

A crítica deve ser dirigida para o bem. Avalie se ela será realmente algo construtivo para a pessoa, do contrário, prefira o silêncio. Não há motivos para dirigir uma crítica se a mesma for prejudicial. Portanto, pense bem antes de apontar os erros de alguém e só faça isso se a finalidade for benéfica.

Escolha a melhor forma de falar

Se a crítica for necessária e se você se sentir à vontade utilize um tom amigo e deixe bem claro sua intenção de ajudar. Aponte a falha do próximo, mas sem condená-lo. Faça com que ele perceba que você não o está diminuindo, mas ajudando a superar uma dificuldade. A forma de falar é fundamental para que a crítica seja construtiva e principalmente bem recebida.

Apresente soluções

Apontar erros é muito fácil, por isso, não limite sua crítica a isso. Estabeleça uma conversa amiga e faça com que a pessoa saiba que pode contar com você. Quando alguém nos “alerta” sobre possíveis falhas e nos apresenta soluções, fica claro que ela quer ajudar e não apenas julgar. Para ser construtiva a crítica precisa ser eficaz.

Advertisement

Essas são apenas algumas dicas para que a crítica seja dirigida de forma construtiva. Muitas vezes criticamos e magoamos quem amamos porque não sabemos criticar. A forma de falar, o jeito se comportar perante a pessoa e a intenção são fundamentais para que não haja mal-estar e aborrecimentos. Se a crítica que deseja fazer é para o bem, vá em frente e faça com que a pessoa se sinta à vontade de receber esse “alerta” como uma ajuda vinda de uma pessoa amiga.

Toma un momento para compartir ...

Lidiane Franqui

Lidiane Franqui é autora e criadora do Blog Lidiane Franqui e autora do livro "Ser feliz é possível". Ama escrever e acredita que a felicidade é construção de cada um.