Como controlar um ataque de ansiedade

Quem sofre com a ansiedade sabe que, quando ela aparece, no mínimo nos assusta ou nos deixa em uma situação muito incômoda e não se sabe o que fazer para aliviar a tensão nessa hora.

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  • "Um ataque de ansiedade (também conhecido como ataque de pânico, crise de pânico ou crise de ansiedade) é um período de intenso medo ou desconforto, tipicamente abrupto". Wikipédia.

  • Quem sofre com a ansiedade sabe que, quando ela aparece, no mínimo nos assusta ou nos deixa em uma situação muito incômoda e, na maioria das vezes, não se sabe o que fazer para aliviar a tensão nessa hora.

  • Segundo o Dr. Antonio Egidio Nardi, "A ansiedade é considerada um distúrbio quando ela ocorre em momentos que não se justificam ou quando é tão intensa ou duradoura que acaba interferindo com as atividades normais do indivíduo. Os distúrbios de ansiedade são o tipo mais comum de distúrbios psiquiátricos".

  • Para mais informações, leia este artigo.

  • Segundo este site, os ataques de ansiedade apresentam, pelo menos, quatro dos sintomas abaixo:

    • Taquicardia.

    • Falta de ar.

    • Dor ou desconforto no peito.

    • Formigamento.

    • Tontura.

    • Tremores.

    • Náuseas ou desconforto abdominal.

    • Visão embaçada.

    • Boca seca.

    • Dificuldade de engolir.

    • Sudorese.

    • Ondas de calor ou frio.

    • Sensação de irrealidade.

    • Despersonalização.

    • Sensação de iminência da morte.

  • Existem pessoas que, no intervalo entre as crises, costumam viver na expectativa de ter uma nova crise, este processo é denominado ansiedade antecipatória. Em outras palavras, a pessoa fica ansiosa por ter um ataque de ansiedade.

  • A experiência do pânico é muito próxima do sofrimento intenso, a pessoa se sente frágil, desprotegido, sob o risco do aniquilamento e da morte.

  • A ansiedade normal é uma sensação difusa e desagradável, a sensação pode ser dividida em dois componentes: a consciência de sensações físicas e a consciência de estar nervoso ou amedrontado. A ansiedade anormal (ou patológica) é uma resposta inadequada a determinado estímulo, devido à sua intensidade e duração. Ela paralisa o indivíduo, traz prejuízo ao seu bem-estar e ao seu desempenho e não permite que ele se prepare e enfrente as situações ameaçadoras.

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  • Mas, o que poucos sabem é como controlar esses ataques. A seguir estarão listadas algumas dicas para isso.

  • Sem negatividade

  • Afaste os pensamentos negativos, procurando sempre ser otimista.

  • Aceite

  • Combater uma crise de ansiedade/pânico é má ideia, pois você vai alimentar a ideia de que algo ruim vai acontecer.

  • Controle sua respiração

  • Como, durante um ataque de ansiedade, as respirações se tornam mais rápidas, é de extrema importância que a controle primeiro para depois controlar a crise. Uma dica é pegar um saco de papel e colocá-lo bem seguro sobre o nariz e a boca, e respire algumas vezes dentro do saco, restaurando assim o balanço do oxigênio/dióxido de carbono. Outra dica é mudar a respiração, desacelerando-a, e tentando respirar com o diafragma. Para um resultado mais rápido, realize ambas as dicas ao mesmo tempo.

  • Relaxe

  • Parece meio óbvio, mas poucos o fazem. Tente ouvir alguma música calma e que lhe agrade, descanse e se concentre nisso por um momento, até se acalmar.

  • Organize-se

  • Seja organizado sempre, tanto em relação a coisas e trabalho, quanto em relação ao tempo.

  • Seja saudável

  • Tenha uma alimentação saudável, faça exercícios e tente sempre dormir o tempo necessário.

  • Seguindo esses pontos você controlará seus ataques/crises/surtos de ansiedade rapidamente, mas, se eles forem muito frequentes, não pense duas vezes e procure por ajuda profissional.

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Tatiana tem grande paixão por escrever e pretende ajudar as pessoas com isso, ou entreter, no caso de seu blog http://inspiration-tatis.blogspot.com.br.

Como controlar um ataque de ansiedade

Quem sofre com a ansiedade sabe que, quando ela aparece, no mínimo nos assusta ou nos deixa em uma situação muito incômoda e não se sabe o que fazer para aliviar a tensão nessa hora.
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