10 segredos dos trabalhos manuais

Quando você se torna um artesão é porque detém estes dez segredos dos trabalhos manuais. E o ciclo deve começar, pois em algum lugar existe uma pessoa que não os conhece e vai precisar aprender.

Beth Proenca Bonilha

Trabalhar com as mãos, usar a criatividade,… Habilidades que foram sendo passadas de geração para geração desde a criação do homem na terra.

O Senhor nos deu todos os recursos para construirmos instrumentos e ferramentas com as nossas mãos, para que pudéssemos melhorar o nosso dia a dia, aquecendo o corpo, construindo abrigos, protegendo os membros do corpo. E a cada geração, esse processo foi melhorando e se aprimorando.

Claro que alguns têm mais facilidades com certas áreas de atuação do artesanato do que outras. Mas é justamente isso que nos completa, pois uns podem ensinar os outros.

Trabalhos manuais, na verdade, não têm 10 segredos, talvez, tenham muito mais e ao mesmo tempo nenhum. Tudo dependerá de seu interesse em aprender e ensinar. Assim que descobrimos uma arte nova, ela deixa de ser segredo e passa a ser parte de nós.

Neste artigo, vamos tentar “desvendar” pelo menos 10 segredos dos trabalhos manuais. Segredos que, a partir do momento que soubermos, devem ser incorporados a nossa maneira de atuar, seja qual for a área em que vamos escolher para produzir.

Advertisement

1. Desejo

Sem desejar aprender e fazer, fatalmente, vamos nos desanimar e desistir.

2. Disciplina

Desejo somente não basta para se ter habilidades manuais. São necessários disciplina, persistência e treino.

3. Criatividade

Assim que o domínio da técnica já estiver mais seguro, o artesão precisa desenvolver a criatividade para que não fique somente na cópia de outros. Não que copiar o que é bom e belo seja errado. Mas se não criarmos coisas novas, técnicas novas, vamos viver na mesmice.

4. Dedicação

Existem técnicas de trabalhos manuais que exigem muita dedicação. Para o aperfeiçoamento da técnica e desenvolvimento da criatividade, pelo menos alguns minutos do dia devem ser dedicados à prática.

5. Qualidade

Esse é o segredo que fica no meio dos 10 que citaremos, pois a qualidade é o tempero do sucesso, da realização pessoal e do reconhecimento do trabalho. Primar pela qualidade na escolha do melhor material, certificar-se das medidas, harmonia das cores e junção de tipos diferentes de matéria-prima. Qualidade é a confirmação de que os quatro primeiros segredos foram aprendidos.

Advertisement

6. Valorização

Quem não sabe o trabalho e as etapas que uma peça ou objeto feito à mão exigem nunca vai olhar para ele com o valor que ele merece. Por isso, se o artesão não valorizar seu trabalho, certamente, os outros também não o farão. Isso não significa ser orgulhoso, altivo, mas, sim, a partir da humildade, conseguir mostrar o valor da obra que nasce de um pedaço de madeira e de uma lamina nas mãos de um artista.

7. Cooperação

O artesão que quer ser um profissional da área precisa deixar de competir negativamente e se tornar competitivo. Isso significa que deve-se unir a sua classe, como um grupo em defesa da mesma causa: buscar recursos em comum, espaços melhores e valorização da arte.

8. Inovação

Falamos em criatividade no terceiro segredo, agora, chegou a vez de buscar o novo com essa criatividade desenvolvida. Inovação é trazer a mesma obra de maneira diferente. Conhecendo as necessidades do público, buscar novos nichos e procurar atendê-los. Exemplo, talvez a escultura na madeira, que há anos é feita com matéria-prima em extinção, pudesse ser oferecida de maneira mais ecológica, atendendo à necessidade deste nicho que surge com pensamento de eco-sustentabilidade.

9. Paixão

Esse segredo, na verdade, o artesão irá descobrir por si só, nem seria necessário o expor aqui, pois assim que ele descobre os oito segredos anteriores, ele descobrirá que a paixão é o segredo que o fez se manter ativo, sobrepujando todos os desafios e dificuldades.

10. Passar adiante

Encerramos com o segredo mais importante dos dez que nos propomos a destacar nos trabalhos manuais, pois se a técnica não for passada adiante morrerá com o artista e será enterrada para sempre com ele. COMPARTILHAR, ENSINAR é saber que todo esforço, toda dedicação, que os erros e acertos valeram à pena. Passar a arte adiante é manter-se vivo, e ser eternizado nela.

Advertisement

E Agora você já sabe! Então, escolha a técnica que mais lhe agrada e pratique os dez segredos dos trabalhos manuais.

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu