6 sugestões para ensinar crianças a saberem pedir desculpas sinceramente

O dom do arrependimento é dado a todos e deve ser ensinado desde muito cedo para as crianças.

4,685 views   |   3 shares
  • Há tantas coisas para ensinar para as crianças de forma que se tornem adultos valorosos. Dentre essas tantas coisas é importante mostrar a elas que todos estão sujeitos a erros no dia a dia, mas que esses erros podem ser corrigidos com um dom maravilhoso dado a todos nós: o arrependimento.

  • Você pode ensiná-las sobre o arrependimento sincero de algumas formas:

  • 1) Ensine o significado da palavra arrependimento e perdão. Muitas vezes as crianças ouvem as palavras, porém não sabem perfeitamente a que elas se referem. Sendo assim, é importante certificar-se de que elas saibam o significado para entenderem como aplicá-los em suas vidas.

  • 2) Mostre a elas exemplos nas escrituras e passagens que ensinam sobre o dom de arrepender-se. As escrituras estão repletas de ensinamentos sobre arrependimento. Saliente também a importância do perdão, evidencie o bem que ele faz e que todos nós podemos e devemos perdoar.

  • 3) Diga claramente, passo a passo, os caminhos que devem ser seguidos quando cometemos um erro e precisamos pedir desculpas sinceras. Vocês podem até mesmo simular uma historinha e encenar um pedido de desculpas em uma reunião familiar.

  • 4) O primeiro passo é identificar o erro e arrepender-se dele. Depois disso deve-se reparar o erro, pedindo desculpas e consertando o mal que talvez possa ter realizado a outra pessoa. Você pode criar historinhas usando figuras em preto e branco e dando para as crianças pintarem, assim elas vão se familiarizando com os passos do arrependimento de forma lúdica e divertida.

  • 5) Se perceber em seus filhos uma atitude errada, com muito carinho, mostre a eles o erro e acompanhe-os com os passos do arrependimento. Talvez seja interessante fazer esse acompanhamento enquanto forem pequenos para que possam, no futuro, tomar essa atitude naturalmente sem cultivar orgulho em seus corações.

  • 6) Outro passo importante é aprender com o erro e não cometê-lo mais. Só assim é possível perceber que o arrependimento realmente existiu. Não deixe de ensiná-los sobre isso.

  • Tenha paciência e ensine seus filhos quantas vezes forem necessárias. Não tenha medo de alertá-los quando errarem e fazer com que reparem o erro cometido. É dessa forma que terão humildade para assumirem seus próprios erros e deixarem o orgulho fora de seus corações.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.

6 sugestões para ensinar crianças a saberem pedir desculpas sinceramente

O dom do arrependimento é dado a todos e deve ser ensinado desde muito cedo para as crianças.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr