Como cozinhar para uma grande família sem gastar muito

A primeira dica essencial é ensinar os filhos desde pequenos a comer de tudo que se põe na mesa, essa é uma lição que precisa ser aprendida, pois do contrário, a dificuldade será ainda maior.

1,376 views   |   shares
  • Ter uma família grande é muito bom, ter sempre a casa cheia, alegria, brincadeiras, às vezes, uma briguinha ou outra para sair da rotina e a fila para usar o banheiro. Além do que, tem sempre aquele que está à procura de algum objeto que desaparece do nada e ninguém pegou.

  • Algo muito interessante, também, em famílias grandes é o fato que quando algo acontece de errado, o dono da arte nunca aparece, afinal, são tantos que ele pode se esconder facilmente. Engraçado, também, é a mãe chamar primeiro todos os filhos, sendo que o que ela queria mesmo chamar sempre é o último nome.

  • Essas são curiosidades de famílias grandes, mas deixando os fatos engraçados de lado, existe sempre a preocupação de se economizar no que for preciso, e a alimentação é um grande desafio para isso.

  • Neste artigo, vamos dar algumas sugestões interessantes para facilitar e despreocupar as mães que já têm uma família grande ou para aquela que pretende formar uma.

    • A primeira dica essencial é ensinar os filhos desde pequenos a comer de tudo que se põe na mesa, essa é uma lição que precisa ser aprendida, pois do contrário, a dificuldade será ainda maior.

    • Outro detalhe é procurar as promoções e produtos da época, se o tomate está muito caro, substitua por pepino ou chuchu que também acompanham bem uma refeição como salada.

    • Uma sugestão importante, também, é saber aproveitar bem os alimentos, por exemplo, pode sair muito mais barato comprar dois frangos inteiros grandes do que aos pedaços, porque eles podem ser cortados em pedaços do tamanho que se desejar fazer frito, cozido ou assado, e reservar os peitos que ao serem cortados em filés servem outra refeição.

    • Receitas refogadas, geralmente, rendem mais do que porções individuais, como os bifes, se esses forem fritos em filés acabam sendo consumidos muito mais, pois cada membro da família pegará pelo menos um ou dois em uma só refeição, porém se fatiados em pequenas tirinhas e fritos todos juntos, cada um se servirá de uma porção sem perceber se representa um ou dois bifes. Dando ainda a opção de ser misturada com pedaços de bacon, linguiça, cebola, pimentão, folhas de repolho que vão aumentar o volume do prato.

    • Reaproveitamento é outra dica importante, se sobrou feijão do almoço, mas que não seja a quantidade suficiente para toda a família, o ideal é transformar em um virado, coloque um pouco mais de água, tempero, ingredientes e a farinha que aumentará, consideravelmente, o volume.

    • Sopa é uma sugestão interessante para aproveitar sobras e servir a família grande, sem esquecer as torradinhas com os pães amanhecidos para completar.

    • Salada de folhas, geralmente, rende mais se for fatiada, mesmo a alface pode ser cortada em tiras grossas.

    • Lanche: procure ser criativa. Cachorro-quente, por exemplo, se for servido a salsicha inteira, você terá que comprar muito mais, mas se a cortar em rodelas e cozinhar em um pouco de molho de tomate enriquecido com ervilha, milho, pimentão ou qualquer outro alimento que a família goste irá render muito mais. Pão amanhecido cortado ao meio ou em rodelas grossas, regado com azeite ou com margarina, um pouco de orégano ou tempero pronto em pó, tipo Sazon, queijo ralado e aquecido ao forno fica uma delícia e serve bem um lanche da tarde.

    • Suco: a sugestão é economizar, então, prefira usar suco em pó, mesmo que indiquem que a porção é para 1 litro, você pode fazer até 2 litros com a mesma quantidade, usando o seguinte truque: coloque 1 litro e meio de água no liquidificador, um sache de suco de sua preferência, bata bem para misturar. Acrescente um chuchu sem casca picado ou mesmo meio mamão, maçã, qualquer outra fruta que tiver em casa. Mas o chuchu é uma ótima saída, pois ele dá a consistência de polpa, aumentará o volume do líquido e, como todos sabem, o chuchu é sem gosto, por isso prevalece o sabor do suco, além dos benefícios que proporciona. Se for preciso, acrescente um pouco de açúcar ou adoçante. Bater com gelo também aumenta o volume. Com isso você seve 2 litros pelo preço de um.

    • Para economizar com a alimentação de uma família grande, o desperdício deve ser evitado. Procure usar de criatividade e busque novas receitas para aproveitar melhor todo o alimento como os talos, folhas, cascas. Uma dica é oprograma alimente-se bem por R$1,00 do SESI. Procure em sua cidade e faça o curso que é gratuito. Acesse www.sesisp.org.br/home/2006/alimentacao/alimentese.asp.

  • Advertisement
  • A família é seu bem mais precioso, seja ela pequena, média ou grande, é como uma flor que pode desenvolver-se e ser linda dentro de um vaso, numa floreira ou em um jardim, o que fará a diferença são os cuidados, tempo, esforço e amor que for dedicado a ela.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu

Como cozinhar para uma grande família sem gastar muito

A primeira dica essencial é ensinar os filhos desde pequenos a comer de tudo que se põe na mesa, essa é uma lição que precisa ser aprendida, pois do contrário, a dificuldade será ainda maior.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr