10 coisas legais para saber quando abrir seu próprio negócio

10 dicas de procedimentos legais a saber quando abrir seu negócio próprio.

Devin Thorpe

É importante lembrar que eu sou um empreendedor em série e um executivo experiente – e não um advogado. Aqui, no entanto, são dez coisas que eu aprendi ao longo dos anos que são críticos princípios legais para dirigir um negócio:

Os impostos sobre os salários não pertencem a você

Um empresário ou executivo que retém impostos da folha de pagamento dos funcionários e não paga os impostos é considerado ladrão e está sujeito a sanções penais. Nem pense nisso.

O assédio sexual é um problema real

Como proprietário de um negócio você deve assumir seriamente o risco de reclamações de assédio sexual. Não tolere qualquer discussão inadequada no escritório. Proíba a pornografia no escritório. Sempre investigue as alegações de assédio sexual plenamente. Nunca puna alguém que se queixa de ser molestado.

As patentes só são válidas quando você está disposto a pagar para defendê-las

Custa caro para obter uma patente. Isto é apenas a menor parte do custo de uma patente. A menos que você esteja disposto a gastar dinheiro pagando advogados para ameaçar ou realmente processar as pessoas que podem estar violando a sua patente, é praticamente inútil. Não desperdice dinheiro em patentes que você não esteja disposto a lutar por elas.

Ninguém lê um contrato até que seja tarde demais

Há duas lições que vêm a partir deste ponto. Primeiro você deve ler cuidadosamente cada contrato e negociar o que e onde você quer colocar primeiro. Se algo der errado, o contrato logo mostrará e você não quer ser surpreendido. Segundo, você deve se comportar generosamente com relação ao contrato, foque na sua intenção para que seu sócio nunca seja tentado a agir de má-fé com você.

Advertisement

Os funcionários devem ser pagos

A lei é dolorosamente clara que você tem que pagar os seus funcionários. Digo mais, você tem a obrigação moral de pagá-los. Para finalizar, se você não pagar os funcionários de uma maneira justa, eles vão sair da sua empresa.

Não se surpreenda por impostos

Mesmo antes de seu negócio ser rentável, você estará sujeito a pagar imposto por uma variedade de vendas, folha de pagamento, propriedade e os impostos especiais de consumo. Certifique-se de rever as suas responsabilidades com um especialista em imposto local para todas as jurisdições em que você tem operações. A falta de pagamento de um imposto de ano-após-ano pode ser extremamente prejudicial à sua reputação e potencialmente fatal economicamente.

Seu negócio é objeto de regulamentação

Se você acha que não há regulamentos que regem a conduta de seu negócio, você está certamente enganado. Muitas regras se aplicam a todas as empresas. A maioria das indústrias também está sujeitas a adicionais regulamentos específicos da indústria. Tenha certeza que você aprendeu sobre eles antes de violá-los.

Avançar é a melhor defesa

Impostos e regulamentos são potencialmente fatais para as pequenas empresas, a melhor forma de proteger a sua empresa de se tornar uma vítima é fazendo com que ela se torne maior. Uma empresa com 10 pessoas é muito mais capaz de ser completamente compatível do que uma empresa com duas pessoas. Uma empresa com 100 pessoas é muito mais capaz de cumprir com suas obrigações do que uma empresa com 10 pessoas.

Documente cada transação com dinheiro

Se a sua empresa nunca aceitar dinheiro, você deve criar um documento explicando isto. Para as vendas, um recibo deve ser feito. Para os investimentos, documentação formal e detalhada, esta é a ordem. Sem uma boa documentação, o risco de perder o seu negócio para um pequeno investidor com um advogado afiado é grande.

Advertisement

Você precisa de um advogado

Nunca pense que você pode operar um negócio sem ter um advogado. Crie o seu negócio com um advogado e mantenha o seu número de telefone à mão. Defina limites de horas e da fatoração, mas obtenha ajuda e conselhos. Não confunda o exercício da advocacia com um projeto DIY.

Simplesmente por reconhecer essas questões-chave no início de seu negócio você pode evitar um monte de tristeza – e dar o seu negócio a chance extra para o crescimento a longo prazo e o sucesso que ele merece!

Traduzido e adaptado por

Jaguaraci N. Santos do original  10 legal things to know when running your own business , de Devin Thorpe._

Toma un momento para compartir ...

Devin Thorpe

Devin Thorpe, marido, pai, autor do livro Your Mark On The World, palestrante e contribuidor da Forbes Magazine. Depois de construir uma carreira de 25 anos em finanças e empresariado onde movimentou em torno de U$ 500 milhões em transações completas, ele agora se dedica no trabalho social em período integral, ajudando outros a obterem sucesso em seus esforços por um mundo melhor.