Como preparar seu filho para a escola

Como preparar seu filho para a escola

Carla Pinheiro Alves

Ir para a escola é direito de toda criança e dever do Estado lhe proporcionar meios para que ela possa frequentar uma escola bem preparada pedagogicamente, que tenha um ambiente saudável e seguro.

Algumas crianças começam a frequentar a escola desde cedo. Acho bacana estimular na criança o desejo de ir para a escola, mas não sou favor da criança passar o dia todo lá. Algumas oferecem vagas desde os 3 anos, sendo meio período. Na escola dos meus filhos, minha filha quis ir para a escola no mini-grupo, quando nem tinha completado os 3 aninhos, ela adorou e chorava se eu não a levasse. Foi uma opção dela, se ela não gostasse e eu não precisasse, não colocaria nessa idade.

No entanto, para que a criança entenda e aceite a sua nova rotina é preciso uma preparação. Vejamos algumas dicas infalíveis de como prepará-la para a escola.

Preparação

  • Prepare seu filho para a vida escolar com antecedência, leve-o à escola em que vai estudar, e deixe-o observar as outras crianças.

  • Deixe-o ver pessoas conhecidas indo para a escola, como os primos, e peça aos mesmos que perguntem para seu filho se ele vai para a escola, peça que conversem e falem como ir para escola é bom.

    Advertisement
  • Compre o uniforme e mostre que é igual ao dos amiguinhos, vista-o nele. Ele sentirá vontade de entrar, mas explique que chegará a vez dele.

  • Compre uma mochila bem bonita, de preferência do seu personagem favorito, também compre caderno, estojo e outros utensílios necessários com o mesmo tema. Ele vai ficar com muita vontade de ir para escola.

  • Converse com ele no dia anterior que ele irá para a escolinha, aprender, conhecer novos amiguinhos e se divertir.

O grande dia

Chegou o grande dia, prepare com antecedência o uniforme, mochila e os demais itens necessários. Observe o tempo do percurso da sua casa até a escola, para não se atrasar, geralmente, nos primeiros dias existe o período de adaptação, ele varia de acordo com a escola e a idade.

Converse com seu filho sobre o seu primeiro dia na escola, sempre lembrando que ele deve respeitar as regras da escola, os professores e os coleguinhas, deixando claro que a mamãe logo voltará para buscá-lo. Deixe-o na escola, isso é mais difícil para os pais do que para os filhos. Os meus dois filhos, simplesmente, deram-me tchau e viraram as costas para mim. Eles estavam alegres e entusiasmados, eu fiquei chorando lá fora. Sei que se divertiram muito nesse dia. No entanto, algumas crianças choram nesse momento. É importante que os pais saibam o momento certo para os filhos irem para a escola, também, é necessário ficar atento às suas limitações. É importante que os pais conheçam seus filhos e que confiem na escola. Muitas crianças choram apenas na hora e depois param, elas precisam de mais tempo para se adaptaram.

Advertisement

Dica valiosa: Evite ao máximo os atrasos no período de adaptação e no decorrer do ano. As crianças ficam perdidas, sentindo-se as últimas, o que de fato são. Sempre procure estar na escola no horário correto, isso transmite confiança aos filhos.

Agora eles estão aprendendo coisas novas, estão crescendo, passo a passo para se tornarem homens e mulheres de bem, e a escola é uma boa transição para isso.

Toma un momento para compartir ...

Carla Pinheiro Alves

Gosto da boa literatura, dos mais diversos assuntos principalmente quando são relacionados à família e seu desenvolvimento. Sempre procuro ler e escrever, amo estar com minha família e dedicar tempo ao meu marido e a cada um de meus filhos.