5 sintomas da tristeza e como superá-la

Identificar as razões que causam infelicidade é um grande passo no sentido de conquistar maior alegria na vida.

4,198 views   |   3 shares
  • Já escutei muitas pessoas dizerem que ficam tristes sem nenhuma razão, que não sabem o que provoca seus sofrimentos. O escritor Charles Bukowski escreveu: “Não sabia se estava infeliz. Sentia-me miserável demais para ser infeliz”. No entanto, o natural é a vida fluir com leveza e alegria; para sentir tristeza é preciso que haja algum motivo. Identificar o que provoca infelicidade é o primeiro passo para mudar de atitude e ser uma pessoa mais satisfeita.

  • Vejamos alguns exemplos de situações que apontam tristeza e como superá-la:

  • 1- Insônia

  • Não dormir o suficiente, ficar virando na cama e acordar de mau humor provoca um elevado nível de estresse e consequentemente, infelicidade. Se esse é seu caso seria interessante procurar uma maneira de relaxar no momento de dormir, isso é muito importante. Existem exercícios de relaxamento que fazem um bom efeito, a alimentação também precisa ser revista.

  • 2- Problemas de relacionamento

  • A pessoa não consegue ampliar os círculos de amizade e conhecer novas pessoas. Apresenta grande dificuldade na convivência de forma geral e, por conta disso, prefere o isolamento. O desânimo constante e o problema de concentração faz com que pessoas assim fiquem horas inativas, muitas vezes na frente de uma TV. Nesse caso é preciso mudar a postura e procurar a presença de pessoas afetuosas que façam com que você se sinta bem. Fuja do isolamento, exercite a sua mente com músicas e livros interessantes. O trabalho voluntário também é importante para a socialização e satisfação.

  • 3- Insegurança

  • Pessoas envolvidas em tristeza têm dificuldade de enfrentar problemas e não os soluciona nunca de imediato, adia o máximo e sofre muito nesse período. Em ambiente estressante sente-se extrema ansiedade e insegurança. Procure um ambiente mais harmônico e se afaste de pessoas pessimistas e negativas, nesse momento você precisa sentir-se bem e seguro. Melhore sua autoconfiança buscando em si mesmo o espírito de luta que você deixou adormecer.

  • 4- Nostalgia

  • É comum que pessoas presas a acontecimentos passados sofram de nostalgia e se sintam tristes. Pessoas que não se conformam com perdas e têm dificuldade de superar e refazer seus sentimentos acabam se entregando à pensamentos tristes. Sendo essa a sua situação você precisa mudar rapidamente de postura assumindo a própria capacidade de adaptação às circunstâncias. Crie situações positivas no presente e foque na realização de atividades saudáveis.

  • Advertisement
  • 5- Desvalorização da vida

  • Quando a pessoa não analisa continuamente as situações da própria vida, valorizando mais o lado negativo de tudo, fatalmente se sente triste. Mas basta olhar ao redor para constatar que sempre existe motivos maiores e mais fortes para ser feliz. Acredite que a tristeza não é um estado normal, busque cultivar a gratidão e se nada está adiantando o melhor mesmo é procurar um médico.

  • É preciso aceitar que nem tudo acontece exatamente como gostaríamos, mas certamente podemos mudar nossa postura, superando tristezas e buscando valorizar alegrias. Para o professor José Luiz Tejon: “Felicidade é semear felicidade, mesmo que para isso, seu gosto não seja doce como o mel e pareça mais com a geleia real que sustenta a abelha rainha”.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

5 sintomas da tristeza e como superá-la

Identificar as razões que causam infelicidade é um grande passo no sentido de conquistar maior alegria na vida.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr