Como evitar confusões

Manter a calma nem sempre é fácil, mas aprender a evitar confusões é muito saudável, para tanto algumas reflexões podem ajudar.

Suely Buriasco

Existem pessoas que não perdem a oportunidade de criar intrigas e promover a balbúrdia, mas, felizmente, existem também as pacificadoras que já entenderam o quanto é benéfico viver em paz. Entretanto, mesmo para essas últimas é difícil livrar-se totalmente das confusões, mantendo o padrão da calma.

Se você está sempre tentando evitar problemas, procura viver em harmonia com seus semelhantes e mesmo assim parece que os embaraços vêm em sua direção, algumas reflexões podem lhe ajudar:

1- Aceitação

Cada ser humano é uma cabeça pensante, ou seja, não há ninguém que pense exatamente como outro; portanto, é normal que haja afinidades e discordâncias nos relacionamentos. Aceite que as pessoas tenham ideias diferentes de você e se manifestem contra as suas concepções e não faça disso um motivo para sentir-se ofendido.

2- Conflitos

Das discordâncias surgem os conflitos que por si só não são negativos nem positivos, o que determinará isso é a maneira como as pessoas envolvidas lidam com a situação. Você não conseguirá ser uma pessoa atuante na vida sem enfrentar situações conflituosas, mas pode administrar isso com bom senso e respeito.

3- Conversa

O diálogo franco tem ótimos resultados quando o que se busca é o entendimento, mas para representar realmente uma conversa é preciso que as pessoas falem claramente e escutem atenciosamente. Pela conversa é possível resolver conflitos e desentendimentos, basta agir com transparência e respeito, pedindo que o outro proceda da mesma forma.

Advertisement

4- Distância

Caso a pessoa continue a criar intrigas, frustrando todas as suas tentativas de concórdia, o melhor mesmo é tomar distância dela. Caso você não tenha como evitar a sua presença, lance mão da distância emocional, assim você estará se resguardando. Ignorar provocações é possível desde que você se posicione de forma compreensiva quanto ao nível de consciência da pessoa. Compreenda as pessoas encrenqueiras, mas mantenha a maior distância possível delas.

5- Perdão

Cultivar emoções negativas está longe de ser a solução; independente de qual postura você adquira em relação à pessoa, esqueça as mágoas. Rancor e raiva bloqueiam o discernimento e provocam estresse perigoso para a sua saúde; claro que isso só piorará as coisas para você. Assim, se você tentou resolver o conflito pacificamente sem resultado, se foi ofendido ou prejudicado, perdoe e siga seu próprio caminho sem se contaminar com palavras ou atitudes dessa pessoa. Só o perdão pode isolá-lo totalmente dessa influência perniciosa.

Para evitar confusão demonstre clareza e respeito; haja com autenticidade e coerência!

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.