Como tratar assaduras em todas as idades

Assadura é uma inflamação da pele que incomoda especialmente os bebês que usam fralda, mas também pode incomodar crianças, adolescentes e adultos.

99,293 views   |   133 shares
  • Quando falamos de assadura, pensamos nos bebês que, normalmente, sofrem com essa reação da pele. Mas assadura não é privilegio só dos bebês que usam fraldas, crianças maiores também podem sofrer com esse incomodo e até mesmo adolescentes e adultos.

  • Assadura é uma inflamação causada pelo contato da pele com fezes ou urina por tempo prolongado. No caso dos bebês que usam fraldas, além desse contato, o que pode prejudicar muito é o fato da pele ficar abafada e úmida.

  • Já as crianças maiores e adolescentes podem ficar assadas por não se enxugarem bem após usarem o banheiro. No caso das adolescentes, o período menstrual também favorece o surgimento das assaduras.

  • Em qualquer um dos casos de assaduras, a prevenção é o melhor caminho, para isso, a higienização deve ser constante.

  • No caso de bebês, sempre que urinar o local deve ser limpo com pano umedecido e deve ser passado algum tipo de proteção. Pomadas que têm no mercado são muito eficazes, pois criam uma película protetora entre a pele e a fralda onde fica acumulada a urina. Se for o caso de fezes, o bebê deve ser lavado com água e sabão neutro, pois só o pano umedecido não será suficiente para retirar todo o resíduo. Em casos de diarreia, o ideal é deixar a criança sem fralda descartável, somente envolvida em fraldas de tecido de algodão, e assim que evacuar, a área deve ser lavada e protegida com pomadas.

  • No caso de crianças maiores que não usam fraldas, mas ainda não sabem como se enxugar corretamente ou mesmo não se enxugam, devem ser orientadas e acompanhadas na hora de urinar sempre que possível, para que aprendam como devem fazer. Na hora do banho, devem lavar bem a parte íntima com água e sabão neutro, se necessário, após o banho, passe algum tipo de pomada indicada para assaduras, podem ser as mesmas usadas em bebês.

  • Para as adolescentes que têm assaduras constantes, a orientação é o melhor caminho. Sempre que for ao banheiro ensinar a importância de se enxugar completamente após urinar. E no período da menstruação, orientá-las que o absorvente higiênico deve ser trocado a cada duas horas e, se possível, banhar-se com água e sabão a cada troca ou pelo menos três vezes ao dia.

  • Outro cuidado que se deve ter é na hora da lavagem das roupas íntimas e fraldas de tecido. É importante evitar muito sabão em pó ou a utilização de água sanitária, comumente, utilizada para branquear as fraldas. Evitar o uso de amaciantes nas roupas íntimas, e o principal, enxaguar muito bem as roupas íntimas e fraldas do bebê. Muitas vezes, as assaduras são causadas pelos componentes químicos de produtos para lavagem de roupas.

  • Advertisement
  • Com esses cuidados, a prevenção poderá evitar as assaduras que tanto incomodam nossos bebês e crianças.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu

Como tratar assaduras em todas as idades

Assadura é uma inflamação da pele que incomoda especialmente os bebês que usam fralda, mas também pode incomodar crianças, adolescentes e adultos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr