Liberte-se da angústia

Importante pensar em maneiras práticas de livrar-se da angústia e ter uma vida mais saudável e feliz.

Suely Buriasco

Angústia é uma sensação psicológica que se manifesta pela falta de humor e pela insegurança, também apresenta sintomas físicos que se assemelham aos de problemas cardiológicos, como dor no peito e deficiência respiratória. A psiquiatria considera a angústia contínua uma doença que precisa ser tratada.

A angústia causa muito sofrimento, fazendo com que a pessoa considere qualquer situação do cotidiano um grande perigo, dificultando até mesmo a tomada de pequenas decisões. Vale pensar em maneiras de não permitir que a angústia tome conta de sua vida:

Racionalize

A angústia é um sinal de alerta de que alguma coisa não vai bem para você, ninguém fica angustiado sem razão. Definir o que faz esse aperto surgir no seu peito pode ser um grande passo para se livrar dele. Muitas vezes, o simples fato de racionalizar o sentimento pode indicar o caminho para superá-lo.

Desenvolva a autoconfiança

O maior companheiro da angústia é o medo; é ele que oprime e mantém a mente prisioneira. O medo, quando exagerado, paralisa e nos deixa vulneráveis. Livre-se disso; seja corajoso! A força para enfrentar seus medos está em você mesmo. Encontre sua natureza guerreira e enfrente dificuldades com a certeza de que elas vão passar. Lute e mude o que tiver que mudar para encontrar paz em sua vida.

Não faça tempestade em copo d’água

Claro que a vida é coisa séria, mas não precisa carregá-la como se fosse um fardo. Preocupe-se menos e encare o cotidiano de forma mais branda. Quando fixamos muito o pensamento em dificuldades elas se avultam e criamos situações imaginárias de grande temor. É importante dar o devido valor para as coisas, não valorizando demais o que não vale a pena.

Advertisement

Exercícios respiratórios

Preste atenção na sua respiração; inspire o ar e mantenha os pulmões cheios por alguns segundos; envolva-se nessa sensação de plenitude, estufando o seu peito. Só então expire devagar, procure sentir o ar saindo e com ele toda a opressão, o mal-estar e a dor. Repita esse exercício sempre que sentir seu peito oprimido até alcançar alívio. Esse é um momento seu com você mesmo; sinta seu interior através da respiração e perceba o quanto seu bem-estar é importante.

Evite se isolar

Pessoas angustiadas tendem a se isolar, dominadas pela introversão. Em casos extremos perdem a capacidade de interagir socialmente como se ficassem paralisadas e é assim mesmo que se sentem. Sabendo disso, não se deixe levar pela tentação do isolamento; nos momentos de dificuldade o que mais precisamos é o convívio com nossos afetos. Procure espairecer e tirar de foco o que está incomodando você.

Procure ajuda

Altos e baixos são comuns, mas o natural é que a pessoa busque ter uma vida harmoniosa. Se você tem visto apenas coisas negativas a seu redor, precisa rever seus conceitos. E caso não esteja conseguindo sair de sua angústia não tarde em buscar ajuda especializada. Não permita sufocar-se, dê um basta no sofrimento, experimente desatar esse nó dentro do peito e respire livremente.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.