3 ideias que funcionam para estimular a autoestima do cônjuge

Alguns fatores úteis para estimular seu cônjuge a se motivar e ser mais feliz e transformar seu casamento para melhor.

8,092 views   |   2 shares
  • A rotina familiar promove segurança e, sendo bem planejada, também é fator importante para o bem-estar da família. O problema surge quando as pessoas se acomodam e não criam situações novas que as estimule à satisfação íntima. Às vezes o casal percebe isso muito tarde, quando já é difícil transformar a situação.

  • Um dos fatores principais para o bom funcionamento da relação a dois é que ambos os cônjuges tenham boa autoestima e manifestem admiração um pelo outro. Mas, diante de dificuldades, pode ser que a satisfação de um esteja em queda e o papel do outro é procurar maneiras de estimulá-lo. Nesse sentido, podemos refletir em três fatores muito úteis.

  • 1. Ter iniciativa

  • É preciso ser criativo e buscar maneiras de quebrar a rotina sem comprometer a harmonia do lar. Por isso é tão importante o diálogo no casamento a fim de que os cônjuges realmente conheçam as aspirações de um e de outro. A rotina do casal deve ser discutida, planejada e revista continuamente por eles, afinal as pessoas mudam e suas vontades também. Fazer sempre a mesma coisa torna tudo maquinal e acaba perdendo a graça; crie momentos só para vocês e faça com que sejam tão bons que vocês queiram repetir. Ser pai ou mãe não deve fazer com que o casal se esqueça de ser homem e mulher. Pelo contrário, também faz parte da educação dos filhos demonstrar que se amam e se admiram; a maneira como os pais se tratam contará muito no futuro, quando eles tiverem suas próprias relações. Criatividade e iniciativa protegem o casal da mesmice e fortalecem a alegria da convivência.

  • 2. Incentivar ideais

  • É muito importante que os cônjuges entendam que ao resolverem por uma vida juntos, não estão se decidindo a renunciar de suas próprias individualidades. Não é possível sentir-se bem renunciando a si mesmo; isso além de representar um contrassenso é ainda um dos motivos mais comuns para a infelicidade nos relacionamentos. A vida em comum deve ter por objetivo a união de forças para mais facilmente alcançarem objetivos de vida que os façam felizes e isso inclui as realizações individuais. Dessa forma, incentivar seu cônjuge nas suas aspirações particulares é colocar em prática os conceitos de parceria e cumplicidade. Isso, certamente, trará benefícios para ambos porque passarão a admirar-se mais, o que é essencial para um relacionamento satisfatório.

  • 3. Cultivar o bom humor

  • O humor dos cônjuges faz toda diferença na satisfação de cada um no casamento e é essencial para o bem-estar familiar. Algumas pessoas são naturalmente bem-humoradas; outras precisam desenvolver essa atitude, o fato é que cultivar esse hábito é empreender uma nova visão da vida, muito mais esperançosa e saudável, esperando sempre pelo melhor. Claro que esse é um trabalho individual, mas a alegria e otimismo de um poderá estimular o outro a agir da mesma forma. A felicidade é contagiante; coloque bom humor na sua vida e acabará por influenciar seu cônjuge e toda a família.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

3 ideias que funcionam para estimular a autoestima do cônjuge

Alguns fatores úteis para estimular seu cônjuge a se motivar e ser mais feliz e transformar seu casamento para melhor.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr