Como falar com seu cônjuge sobre Deus depois da perda da fé

Deus é um tema delicado para se discutir - especialmente com um cônjuge que perdeu a fé. Quando conheci meu marido, compartilhávamos os mesmos pontos de vista religiosos. Ele nunca questionou Deus. Até que um dia...

2,100 views   |   1 shares
  • Deus é um tema delicado para se discutir - especialmente com um cônjuge que perdeu a fé. Quando conheci meu marido compartilhávamos os mesmos pontos de vista religiosos. Ele nunca questionou Deus. Até que um dia, um episódio horrível mudou tudo.

  • Foi logo nas primeiras horas da manhã, bem cedo, pedi ao meu marido que não fosse assistir a um jogo de softball. Ele me perguntou por que e eu respondi que apenas tinha uma sensação desconfortável em meu coração. Ele me deu um beijo na testa, como para me consolar e partiu para o seu jogo. Rezei para que a sensação de peso diminuísse. Orei para que ele ficasse bem.

  • Uma hora mais tarde, o telefone tocou e era meu marido. Ele havia acabado de sofrer uma lesão ocular grave. Uma bola bateu no chão e saltou para cima de seu olho levando a uma lesão na órbita ocular. Meu marido acreditava que tinha perdido a visão do olho esquerdo para sempre. Ele estava zangado com Deus e se perguntava por que Deus o estava castigando. Por que estava acontecendo com ele? Por que coisas ruins aconteciam a pessoas boas?

  • Depois da cirurgia, meu marido ficou em casa por três meses. Aproveitei esse tempo para ajudá-lo a resolver sua raiva contra Deus. Perguntei ao meu marido o que tinha acontecido com sua fé, por que ele estava contra Deus? Ele não tinha resposta. Eu podia ver a frustração e confusão em suas expressões faciais.

  • Expliquei-lhe que Deus não castiga seus filhos e ele definitivamente não iria puni-lo. Expliquei que Deus não dá a seus filhos mais do que eles podem suportar. Passamos por momentos difíceis e perseveramos através dessas lições de vida. Estes são tempos em que precisamos ter fé em nosso Deus. Precisamos acreditar nele, confiar nele e segurar na força que ele incutiu em todos e em cada um de nós. Meu marido não discutiu, mas não concordou também. Eu sabia que ele estava se esforçando para acreditar em Deus de novo, mas, infelizmente, as minhas palavras por si só não eram suficientes.

  • Abaixo estão algumas atividades em que meu marido e eu nos engajamos para ajudar a trazer de volta a sua fé:

  • Visitar a igreja ou o templo

  • Quando você visita a casa de Deus, você tem todo o tempo do mundo para falar com ele de forma individual, um a um, sem interpretações, sem julgamentos, sem medo. Durante as visitas a casa de Deus, meu marido fez essa ligação com Deus. Ele teve a oportunidade de falar com Deus sobre o acidente, suas frustrações e qualquer outra coisa que tivesse em sua mente.

  • Advertisement
  • Definir um tempo específico para ler as escrituras sozinho ou em conjunto

  • Se você não tiver uma Bíblia em casa, visite a biblioteca ou faça uma busca de escrituras online. Leia sobre Deus. Ore a Deus. No meu caso particular, eu li muitas escrituras para o meu marido durante sua recuperação.

  • Participar ou realizar discussões espirituais em grupo

  • Durante essas discussões, a pessoa obtém conhecimento e compreensão de Deus e a compreensão da fé baseada nas experiências pessoais que são compartilhadas. Nós podemos não acreditar todos no mesmo Deus, mas acreditamos em um Deus. Discussões em grupos espirituais ajudam a mente, o corpo, a alma e abrem nossos corações para o que Deus quer para nós.

  • Meu marido finalmente recuperou a visão e também recuperou a sua fé em Deus. Ele foi receptivo às discussões em grupo, à leitura das escrituras e visitas à igreja - só nós dois. Ele pediu perdão a Deus. E até os dias de hoje, ele recebe o bem e o mal com os braços abertos, com o conhecimento de que Deus está ao seu lado em todos os momentos.

  • Traduzido e adaptado por Ana Maria Castellano do original How to talk to your spouse about God after a loss of faith, de Mayra Bitsko.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Mayra Bitsko tem mestrado em contabilidade e admnistração de negócios e é autora do livro A Second Chance, e da história The Past Beckons. 

Como falar com seu cônjuge sobre Deus depois da perda da fé

Deus é um tema delicado para se discutir - especialmente com um cônjuge que perdeu a fé. Quando conheci meu marido, compartilhávamos os mesmos pontos de vista religiosos. Ele nunca questionou Deus. Até que um dia...
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr