Proteja seu casamento em um mundo de mídia social

Manter um casamento forte dá trabalho. Enquanto em alguns países a taxa de divórcio diminue, em outros aumenta. Ficar ciente do que pode prejudicar seu casamento é o primeiro passo para evitar problemas.

7,401 views   |   2 shares
  • Manter um casamento forte dá trabalho. Embora a taxa de divórcio nos Estados Unidos tenha diminuído, ainda paira em torno de 40 por cento. No Brasil essa taxa está aumentando, segundo os dados do IBGE. Estar ciente das coisas que podem enfraquecer o casamento é o primeiro passo para evitá-las.

  • Vivemos em uma era da informação constante através de textos, tweets, e-mails e notificações. É fácil se distrair e dar mais atenção para o seu telefone do que para o seu cônjuge. Sites de mídia social simplificaram a forma para encontrar velhos amigos e fazer novos, bem como entrar em contato e conversar com pessoas de todo o mundo. Quer saber como proteger o seu casamento com a barragem de distrações on-line? Continue lendo para saber de algumas dicas práticas.

  • Tempo de contato real face a face

  • Para que tenham longa duração, os relacionamentos seguros demandam intimidade e tempo. É melhor que uma parte desse tempo seja de um para com o outro. Não contatem um ao outro através de texto ou email de diferentes partes da casa. Em vez disso, vá onde seu cônjuge está e passem algum tempo juntos quando seus horários permitirem, conversando face a face. Eu gostaria de me conectar com meu marido na hora de dormir, onde falamos sobre o nosso dia, oramos juntos e planejamos o nosso futuro. Algumas de nossas melhores conversas aconteceram nesses minutos.

  • Transparência

  • A honestidade é importante em muitos aspectos do casamento, incluindo o uso de mídia social. Seu esposo deve saber sua senha de e-mail e ser capaz de verificar a sua conta. Eu não me sinto ameaçada se meu marido pegar meu celular e verificar meu aplicativo de mensagens. Nomes de usuário e senhas para sites de mídia social como Facebook, Twitter e Instagram deverão estar disponíveis para ambos os cônjuges, especialmente se um dos cônjuges não for membro do site. Por exemplo, meu marido opta por não usar o Facebook, mas muitas vezes olha o meu Feed de notícias. A transparência ajuda a eliminar as oportunidades de problemas no casamento.

  • Estabeleça limites

  • Discuta quando e onde é apropriado usar a mídia social. Decida se você quer que suas noites de encontro sejam interrompidas pelo silvo de um texto, ou se você não se importará de verificar seus telefones, uma ou duas vezes. Meu marido lê uma placa da mensagem de esportes que, por vezes, concorre comigo por sua atenção. Ele é bom em desligar seu tablet quando eu estou pronta para falar. Eu tento ser paciente e esperar por ele para terminar o que estiver fazendo. Nós não permitimos equipamentos eletrônicos em nossa mesa de jantar, ou durante algumas atividades familiares. Escolha os limites que se ajustem a sua situação.

  • Advertisement
  • Faça perguntas difíceis

  • Se você suspeitar que seu esposo esteja usando as mídias sociais de uma forma que possa prejudicar o seu casamento, como ter longas conversas on-line com uma antiga namorada ou confiar em uma colega, pergunte a ele ou ela. Mesmo se você não suspeitar de qualquer comportamento errôneo, uma discussão honesta sobre hábitos on-line será útil para avaliar eventuais problemas. As perguntas que vocês podem discutir juntos incluem:

    • Você tem relacionamentos on-line que eu deva saber?

    • Você sente que pode confiar em mim?

    • Há alguns sites que você visita que não quer que eu veja?

    • É a nossa relação o mais importante para você?

    • Eu passo muito tempo on-line e não o suficiente com você?

    • Use as mídias sociais de forma positiva

  • Há muitas coisas boas sobre mídias sociais. Use essas ferramentas tecnológicas para ajudar a fortalecer seu casamento. Envie mensagens de texto com recadinhos doces para seu cônjuge ao longo do dia, ou envie fotos do que você esteja fazendo. Reconheça eventos importantes ou sucessos no Facebook e seu cônjuge vai sentir-se apoiado. Tweete sobre alguma coisa bacana que o seu cônjuge fez por você, ou quão feliz ele ou ela fez você se sentir.

  • Tenha uma zona livre de dispositivos

  • Faça com que parte de sua casa fique livre de distrações eletrônicas. Nós não usamos nossos telefones em nosso quarto à noite. Nós desligamos os computadores e tablets antes de ir para a cama. A zona livre de dispositivos pode ser temporária, como durante uma noite de encontro para assistir um filme. Ela também pode ser transferida, se necessário. Uma vez que você e seu cônjuge se acostumem com a ideia de zonas livres de dispositivos, ela ajudará você se sentir livre da tentação de postar textos ou surfar na internet.

  • O uso de mídias sociais não significa que você crescerá longe do seu cônjuge. No entanto, cada parceiro deve estar ciente dos riscos envolvidos. A oportunidade para reacender velhos romances ou encontrar novos confidentes é mais simples com a tecnologia. A implementação de estratégias de proteção pode proteger o seu casamento dos perigos da mídia social. Considere seus próprios hábitos e mude-os, se necessário. Seu casamento vale a pena.

  • Traduzido e adaptado por Ana Maria Castellano do original Protecting your marriage in a social media world, de Amy Peterson.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Amy M. Peterson, a former high school English teacher, currently lives in Oregon with her husband and four children. She spends her days writing, reading, exercising and trying to get her family to eat more vegetables.

Proteja seu casamento em um mundo de mídia social

Manter um casamento forte dá trabalho. Enquanto em alguns países a taxa de divórcio diminue, em outros aumenta. Ficar ciente do que pode prejudicar seu casamento é o primeiro passo para evitar problemas.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr