5 sinais de abuso doméstico

Conheça os primeiros sinais de abuso doméstico. Não se cale, não se esconda!

Fernanda Ferraz

Todos nós temos responsabilidades perante a sociedade, temos o dever de propagar o respeito e lutar por direitos, cumprindo os deveres de nosso país, propagando proteção ou exigindo-a. Nenhum de nós pode ficar calado diante de um abuso doméstico, temos que lutar contra isso e denunciar às devidas autoridades.

Muitas mulheres têm sofrido caladas. Muitas vezes, elas são ameaçadas de morte, e por medo muitas se calam. O silêncio das mulheres ou mães não as ajudarão (porque a maioria dos casos é com mulheres ou crianças e adolescentes).

O abuso doméstico pode ser demonstrado através de atitudes violentas, gritos, ameaças, ciúme excessivo, agressão verbal ou física. Vejamos os principais sinais de abuso doméstico.

1- Ciúme excessivo

. O cônjuge tende a ter e demonstrar ciúmes excessivos, e pune a companheira com falsas acusações, que a medida do tempo vão ficando piores. Esse ciúme pode acontecer em qualquer lugar e com qualquer pessoa. O parceiro pode sentir que está sendo enganado e buscar uma verdade ilusória, muitas vezes, repete sempre as mesmas acusações e quer arrancar alguma informação que prove para si mesmo que estava certo. A humilhação, também, é uma constância, além de quase não haver confiança no outro. Tudo isso se inicia aos poucos e vai crescendo como uma avalanche.

2- Gritos e violência verbal

Tudo é motivo de brigas e desentendimentos, o que a esposa ou os filhos fazem não é correto ou houve má intenção. Os gritos começam a ser ouvidos pelos vizinhos, e o ambiente aos poucos vai se tornando extremamente pesado e insatisfatório. São usadas palavras ríspidas e que magoam, palavrões e cinismo são companheiros quase que constantes, a esposa e/ou filhos são surpreendidos por atos e palavras grosseiras.

Advertisement

3- Ameaças

. As ameaças vão acontecendo repetidamente, além dos gritos, o corpo do parceiro, pai ou mãe demonstra violência. O desejo de machucar fisicamente é fácil de ser percebido por meio de um olhar de prazer ao ameaçar ou frases do tipo “Você vai me pagar!” “Você não presta, merece sofrer.” “Da próxima vez, eu te bato.” ou “Devia lhe dá uma surra.” O corpo, também, acompanha as ameaças verbais, gestos bruscos e rápidos, punhos fechados, dentes cerrados, muitos movimentos com os braços ou as mãos, apontar o dedo ou elevar a mão com a intenção de bater são indícios de desejo de cometer agressão física.

4- Críticas constantes e limitações

. Outro ponto são as críticas, “Você não é uma boa esposa (ou mãe), devia lhe deixar, mas tenho pena de você. Você é imprestável, burra, incompetente” e todas as outras formas de críticas. Nada que a esposa faça tem característica positiva e nunca ou quase nunca é reconhecida.

As limitações, também, são impostas de maneira abusiva e controladora, tirando a liberdade de ir e vir do outro.

5- Agressões físicas

. Para findar, agride. Esse é o ponto mais crítico, pois põe a vida do outro em sérios riscos. Porque antes eram só palavras, agora são ações. Pode agredir com objetos, causando sofrimento ao outro, isso pode acontecer até na frente dos filhos. A violência sexual, também, está incluída, o cônjuge ou familiar força o ato sexual com o cônjuge ou com os filhos (enteados), e machuca ou fere no momento da relação sexual.

Nunca deixe alguém te maltratar, todos nós merecemos respeito e ajuda. Não permita que lhe machuquem. Você é importante! Você tem direitos!

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.