Desemprego: O que fazer quando o cônjuge se acomoda

Mostrar apoio ao cônjuge em um momento de desemprego é fundamental para que a situação se inverta. Veja algumas dicas que poderão ajudar em um momento como este.

Renata Finholdt

Quando em certo momento da vida um dos cônjuges perde o emprego é preciso mostrar muita união e calma para sobrepujar esta fase complicada. O desânimo e a depressão, muitas vezes, insistem em aparecer e podem complicar ainda mais a situação. Infelizmente, este cenário é um mal que atinge muitas famílias ao redor do mundo nos dias atuais.

O mercado de trabalho, por outro lado, está aquecido e há vagas disponíveis em muitas áreas, apenas aguardando os candidatos qualificados para preenchê-las. No entanto, quando a busca pelo emprego é morosa, seja por parte do candidato ou seja por parte dos contratantes, é possível que a pessoa se acomode, e passe a escolher demais e achar que nada é bom o suficiente. Como é possível ajudar se este problema estiver dentro de casa com os cônjuges?

Ajude-o a estar preparado

Ajude seu cônjuge para que ele se apresente mais preparado quando as oportunidades aparecerem. Ajude-o a preparar um bom currículo que evidencie suas principais habilidades e qualificações, vocês juntos podem montar este documento fundamental para iniciar a busca por uma nova chance. Busquem auxílio se precisarem, mas mantenham sempre o currículo atualizado e bem redigido.

Busquem vagas juntos

Felizmente, existem várias formas de localizar vagas disponíveis, há sites especializados, jornais, rede de contatos (network). Vocês dois podem se empenhar em uma busca por estas oportunidades de trabalho, busquem nestes locais, contatem suas redes de amigos. O importante é que seu cônjuge sinta que você está se empenhando em ajudá-lo e isso pode retirá-lo da zona de conforto e fazer com que se empenhe mais firmemente em conseguir algo.

Incentive-o

Incentive-o sempre que puder. Lembre a ele suas capacidades e habilidades. Muitas vezes, a baixa estima atrapalha, e mantê-lo ciente através destes incentivos e elogios é fundamental para que não se deprima e permaneça acomodado.

Advertisement

Acompanhe e apoie

Acompanhe as datas de entrevistas que por ventura terá. Mostre-se animada com a oportunidade e ajude-o no dia marcado com os preparativos para que possa sair seguro de casa.

Mesmo com toda preparação e apoio é possível que algumas respostas às entrevistas de emprego não sejam positivas, o fundamental nestas horas é não se mostrar desanimada. Esteja do lado de seu cônjuge apoiando em todas as oportunidades que surgirem. Sigam as dicas acima quantas vezes forem necessárias, permaneçam juntos e fiéis aos seus valores. Com dedicação, amor e união é possível vencer as dificuldades do desemprego e voltar ao mercado de trabalho de forma confiante.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.