O que fazer quando se é desprezado

Quando somos vítimas do desprezo das pessoas que nos cercam, sentimo-nos tristes e deprimidos. O que devemos fazer é agir diferente da pessoa que nos despreza e dar atenção a ela.

152,674 views   |   723 shares
  • Se no ambiente em que convive você tem sofrido desprezo por parte de algumas pessoas e tem sentido dor, tristeza, depressão, essas atitudes só têm contribuído para sua baixa autoestima. O que você deve fazer? Como deve agir?

  • Uma das primeiras informações importantes que você precisa saber é que o problema pode ser resultado de sua atitude; primeiro precisa estar ciente de sua saúde emocional, pois pode ser uma reação de suas ações também. Depois de fazer essa autoavaliação e ter conhecimento que o problema não é proveniente de você, estará apto(a) para saber julgar que, realmente, o problema de desprezo é real e pode ser visto de muitas formas: um olhar de desprezo no sentindo de intimidar; a ausência de um bom dia, boa tarde ou boa noite quando a pessoa passa por nós. O que as pessoas nem sempre percebem é que estão cometendo o ato de desprezar e deixando de se comunicar. Mas todos nós sabemos que o ser humano precisa dar e receber atenção, é uma necessidade mesmo para aqueles que, com orgulho ferido, dizem que não, que são capazes de viver sozinhos, o fato é que ninguém vive sem as pessoas ao lado e é feliz em sua totalidade.

  • O desprezo tem se tornado uma praga, uma doença contagiosa e comum hoje na sociedade. Praga essa que afasta as pessoas umas das outras, destrói relacionamentos sociais e mexe com o que é bom da natureza humana e transforma em lixo, destrói os sentimentos das pessoas e baixa a autoestima daqueles que são desprezados.

  • As pessoas que cometem o desprezo, a maioria delas sente-se melhores que as outras, julgam que estão acima do outro por causa de cargos, seus bens, seus sentimentos. Mas também muitas delas nem percebem que estão cometendo o desprezo, algumas foram vítimas na infância, na adolescência, na juventude e na idade adulta também e não conseguiram ainda lidar com a situação. Por terem uma baixa autoestima, tentam reduzir essa dor emocional menosprezando os outros.

  • Mas o que devemos fazer quando somos desprezados por essas pessoas? E o que devemos fazer para não cometer o desprezo também?

    • Lembre-se que para não haver desprezo precisamos interagir com as pessoas. Precisamos ser transparentes com elas. Se você sente que foi desprezado(a), vá até a pessoa e converse com ela. Cumprimente-a e sorria.

    • Para você não cometer o desprezo, esteja atento(a) com aqueles que estão a sua volta. Dê importância para elas, não selecione, evite discriminar, podemos aprender com todas as pessoas alguma coisa importante para nossa vida.

    • Não se concentre no ato de desprezo, não pense que está sendo desprezado em todas as situações, o outro pode até estar se sentindo desprezado também e por isso não fala, ou não dá atenção. "Sê humilde quando a sorte te bafeja, e paciente quando te despreza." (Baltasar Gracian)

    • Lembre-se que todos têm problemas, sempre achamos que nossos problemas são maiores e mais importantes, o que não entendemos é que não se pode medir ou sentir a intensidade da dor e do problema do outro, só o nosso porque está ligado a nosso corpo.

    • Valorize-se, conheça suas qualidades, apegue-se a elas, se você não é capaz de saber, pergunte às pessoas e lembre-se delas sempre. Sinta-se especial e não arrogante por possuí-las.

  • Advertisement
  • Olhe para o sol, veja o quanto ele é magnífico e está cuidando e aquecendo a todos. Ande com a luz do sol, ilumine as pessoas com atenção e verás que o desprezo desaparecerá.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.

Website: http://www.facebook.com/#!/francione.sousa

O que fazer quando se é desprezado

Quando somos vítimas do desprezo das pessoas que nos cercam, sentimo-nos tristes e deprimidos. O que devemos fazer é agir diferente da pessoa que nos despreza e dar atenção a ela.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr